Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, BancadaEdifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de ExteriorEdifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Mais Imagens+ 33

  • Equipe: Fernanda Figueira, Paulo Soares, Dafne Andrade, Ricardo Baddini, Felipe Lopes, Marcelo Nagai e Fabio Aurichio
  • Incorporadora: You Inc.
  • Gerenciamento: Un Consultoria e Projetos
  • Construtora: Toledo Ferrari
  • Paisagismo: Tagü Paisagismo
  • Decoração: SALA 2
  • Fundações: Portela & Alarcon
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Emilía Tacashi
  • Estrutura De Concreto: Teca
  • Estrutura Metálica: N. Oliveira
  • Climatização: Thermoplan
  • Bombeiro: Passoni
  • Caixilhos: P. Martins
  • Consultoria De Instalações: Ditec
  • Aquecimento Solar: Chaguri
  • Vedações: Impro
  • Acessibilidade: ME - Maria Elisabete
  • Comunicação Visual: Dea Design
  • Luminotécnica: Noyori
  • Conforto: CA-2
  • Sistema De Fachada: ARQTEC
  • Ano De Projeto: 2019
  • Área Do Terreno: 1.796,90m²
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Daniel Ducci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Próximo ao Parque do Ibirapuera, edifício de uso misto Ibira By You aplica conceitos de placemaking para incentivar o encontro entre pessoas

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Daniel Ducci

O empreendimento do Estúdio ACIA Arquitetos, em parceria com a YOU INC., é contemporâneo, moderno e tem como destaque uma praça em seu térreo, proporcionando presença urbana no entorno

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daniel Ducci
Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Imagem 34 de 38
Planta - Térreo

São Paulo, 2024 – Localizado estrategicamente entre a Alameda Arapanés e a Avenida Ministro Gabriel Resende Passos, na zona sul da capital paulista, o Ibira by You se destaca como um empreendimento de uso misto, oferecendo em seu programa unidades residenciais e consultórios médicos com acessos e circulação independentes.

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Daniel Ducci

O edifício conta com uma volumetria que se insere de forma harmônica em relação ao bairro, fachada ativa e presença de significativas áreas verdes.

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada
© Daniel Ducci

Projetado para promover o encontro, incentivar a interação e cultivar o espírito de comunidade, a edificação conta com a inclusão de uma pequena praça que, integrada aos acessos e calçadas, valoriza a presença humana no entorno do empreendimento.

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Bancada, Pia
© Daniel Ducci

As unidades se dividem em estúdios residenciais de até 38 m² e consultórios médicos ao longo dos seus 22 pavimentos de uma torre única. Para abrigar esses dois usos em um único edifício, o bloco residencial da torre foi projetado de forma a evolver o bloco médico, localizado em um nível mais baixo. Devido sua localização em uma área de eixo próxima à estação de metrô, optou-se também por um menor número de vagas, que atendem às unidades residenciais e consultórios, com o objetivo de incentivar caminhadas pelas ruas do bairro e o uso do transporte público.

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Daniel Ducci
Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Imagem 35 de 38
Planta - Baixa
Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Daniel Ducci

Em relação às materialidades, a edificação incorpora painéis metálicos perfurados em três cores distintas: marrom, cinza e branco. No bloco médico, a aplicação de vidros serigrafados brancos cria um jogo visual com os painéis da mesma cor. Na torre residencial, chapas metálicas perfuradas na cor marrom possibilitam ao mesmo tempo, transparência e sombreamento interno reduzindo desta forma, a necessidade da utilização do ar-condicionado. No térreo, junto à fachada ativa e aos acessos, foram implementados grandes painéis metálicos com variação em suas aberturas. O elemento ajuda a aproximar o edifício da escala do pedestre, trazendo harmonia à relação entre o edifício e o entorno.

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daniel Ducci

A busca pela humanização da arquitetura, considerando o usuário final e sua experiência no lugar, é tônica constante nos projetos da ACIA, como destaca Ricardo Baddini, arquiteto sócio do estúdio. “Utilizamos a arquitetura para ampliar e aproximar os usos de moradia, trabalho e lazer, além de criar lugares que funcionem como respiros, onde os usuários possam descansar ou tomar um café. Nosso objetivo é proporcionar locais que incentivem encontros, elemento que consideramos como essencial nas cidades”.

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daniel Ducci

Nesse sentido, as áreas de lazer foram distribuídas ao longo do bloco residencial do Ibira By You, de modo a incentivar a interação entre moradores. Dentre os espaços de uso comum estão uma quadra de Squash, salão de festas, academia, coworking e, no rooftop, piscina com vista para o Parque Ibirapuera.

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Daniel Ducci
Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Imagem 38 de 38
Cortes

O edifício conta ainda com a aplicação de algumas práticas de conforto ambiental, que vão desde a implantação favorável à insolação e ventilação das áreas privativas e de lazer da torre, passam por uma generosa área verde e permeável no térreo e nas áreas de uso comum, e chegam no detalhe das proporções das aberturas das telas metálicas dos terraços, que protegem as unidades da incidência solar direta e proporcionam um maior conforto térmico no interior das mesmas. “Nos preocupamos com a escala e com ambientes bem setorizados, flexíveis, iluminados e com alto conforto ambiental”, completa Baddini. Aliado a essas práticas, a presença de reservatórios de reuso de água e painéis solares contribuem ainda mais, para a condição sustentável do projeto.

Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daniel Ducci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Ibira By You / ACIA Arquitetos" 27 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013781/edificio-ibira-by-you-acia-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.