Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio

Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de ExteriorCentro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de InterioresCentro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de ExteriorCentro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de ExteriorCentro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: INI Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asian, C&S, Carrier, Carter Pillar, Christie, Jindal & Tata, Kajaria, Knauf, Pidilite, Q-Lite, Saint-Gobain
  • Conceito: Jayesh Hariyani
  • Direção De Projeto: Rakhi Rupani, Saumil Mevada
  • Coordenador Do Projeto: Bhargav A Bhavsar
  • Equipe De Projeto: Ani Agarkar
  • Arquiteto Responsável: Parth Joshi
  • Projeto De Interiores: INI Design Studio
  • Construtora: Cube Construction Engineering Ltd.
  • Projeto Estrutural: DUCON Consultants Pvt. Ltd.
  • Projeto Hidráulico: INI Infrastructure & Engineering
  • Exibição: Lemon Design
  • Cidade: Bhuj
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de Exterior
© The Space Tracing Company

Descrição enviada pela equipe de projeto. A convergência entre inovação científica e progresso socioeconômico é uma busca global, com nações utilizando Ciência e Tecnologia para alcançar um desenvolvimento abrangente. Em 1986, Gujarat estabeleceu o Conselho de Ciência e Tecnologia (GUJCOST) para enfrentar desafios regionais em um contexto internacional. Dedicado a combater o atraso, o desemprego rural e a pobreza, o GUJCOST está estabelecendo centros de ciências comunitárias em todo o estado por meio de parcerias público-privadas.

Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de Exterior
© The Space Tracing Company
Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Imagem 17 de 21
Planta Pavimento Térreo
Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de Interiores
© The Space Tracing Company

O objetivo é 'Trazer a Ciência para a Porta das Pessoas', criando instalações de alta qualidade que educam, entretêm e integram a modernidade com o patrimônio cultural, incorporando a abordagem visionária do estado para ciência, educação e engajamento comunitário. O Centro Regional de Ciências na cidade de Bhuj, na região de Kutch, estado de Gujarat, está localizado ao norte de uma colina conhecida localmente como Bhujiyo Dungar. O eixo Norte-Sul funciona como um caminho para pedestres e se conecta ao eixo Leste-Oeste, onde todas as galerias estão localizadas. A filosofia do projeto se inspira no contexto imediato de Smriti Van, um memorial para o devastador terremoto de 2001, criando assim um ponto de encontro de ciência, cultura e interação social.

Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de Interiores, Vidro, Pilar
© The Space Tracing Company
Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Imagem 20 de 21
Elevação
Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© The Space Tracing Company

Caracterizadas por suas formas cilíndricas tradicionais, de barro e bambu, as casas Bhunga desta região desértica representam um modo de vida profundamente enraizado na cultura local. Sua adaptação ao clima e estabilidade estrutural testada pelo tempo as tornam adequadas para esta região desértica propensa a terremotos, com suas tempestades de areia e ventos ciclônicos. Governadas pelo efeito Venturi e pelo princípio de Bernoulli das diferenças de pressão, as Bhungas permitem um fluxo fácil de brisas frescas em seu interior e desviam ventos fortes ao redor de suas paredes curvilíneas, prevenindo a desestabilização estrutural.

Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar
© The Space Tracing Company

Construídas em plataformas e dispostas próximas umas das outras, os espaços residuais funcionam como áreas sombreadas para circulação e interação comunitária. Inspiradas na arquitetura tradicional, as galerias de exposições do Centro são projetadas como envelopes cilíndricos. Agrupadas ao redor de espaços comuns, elas permitem uma transição fluida para os visitantes, oferecendo uma jornada dinâmica e interconectada pelas exposições. Elípticas em planta, cada uma dessas seis galerias se eleva até oito metros, projetando sombras refrescantes. Espaços paisagísticos para exposições ao ar livre e pátios escalonados são esculpidos nos nichos curvos intermitentes. O sistema de revestimento seco utiliza pedra disponível localmente, harmoniza-se com o contexto regional e reduz as cargas de resfriamento. A resiliência sísmica é otimizada, e a viabilidade econômica influencia o planejamento da exposição, funcionalidade e sustentabilidade operacional a longo prazo.

Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de Exterior
© The Space Tracing Company
Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Imagem 16 de 21
Masterplan
Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de Interiores
© The Space Tracing Company

O arranjo programático do Centro alinha os temas das galerias focadas em Espaço, Nanotecnologia, Energia e Navegação Marítima ao longo do eixo 'ciência' Leste-Oeste. Os blocos de administração e biblioteca/oficina, junto com galerias Noble/Bonsai e um pátio central, alinham-se com o eixo 'cultural' Norte-Sul. Tecnologias como um teatro 5D, mídia interativa e cápsulas de aplicativos complementam a abordagem de educação e entretenimento imersivos. Indo além da fachada, o projeto serve como uma ponte entre a tradição e a inovação no campo da ciência e tecnologia. Ele ressoa com o rico patrimônio de Kutch enquanto oferece um espaço imersivo e interativo que ultrapassa os limites da ciência e tecnologia, simbolizando o compromisso de Gujarat de aproximar a ciência das pessoas de maneira envolvente e culturalmente ressonante, acessível e inclusiva mesmo para áreas remotas e rurais.

Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio - Fotografia de Exterior
© The Space Tracing Company

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bhuj, Guyarat, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Regional de Ciências em Bhuj / INI Design Studio" [Regional Science Centre at Bhuj / INI Design Studio] 29 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013535/centro-regional-de-ciencias-em-bhuj-ini-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.