Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong

Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Exterior, JardimCentro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Interiores, FachadaCentro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de InterioresCentro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Interiores, Cozinha, PrateleiraCentro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Mais Imagens+ 17

  • Diretor De Projeto: Paul Marion
  • Líder De Projeto: José Llorens
  • Arquitetos Colaboradores: LLA Architectes
  • Cenografia: Kanju
  • Paisagismo: Freddy Charrier
  • Consultoria Engenharia: Artelia
  • Consultoria Acústica: Venathec
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Exterior, Jardim
© Ivan Mathie

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro cultural, que inclui dois teatros e uma biblioteca multimídia, está localizado em uma das zonas da cidade em reurbanização. Esta nova instalação pública, juntamente com a transformação da rodovia RD 96, que margeia o terreno, em um bulevar, criará uma nova dinâmica urbana no sul de Venelles, França.

Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Interiores, Fachada
© Ivan Mathie

Abrindo-se para a cidade, o projeto e seu paisagismo externo aproveitam o forte caráter do local. Levando em consideração todos os componentes regionais e as necessidades dos moradores, o centro cultural oferece uma abrangente resposta arquitetônica, urbana e paisagística à escala do local e ao seu meio ambiente, típico das encostas dos Alpes.

Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Imagem 21 de 22
Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Imagem 11 de 22

Projetado como um "catamarã" de concreto em torno de um jardim central, a forma, o layout e a distribuição do volume preservam as vistas desobstruídas de Venelles-le-Haut.

Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Ivan Mathie

Para o oeste, o grande volume do teatro protege o jardim dos ventos predominantes, ao mesmo tempo em que oculta a área de atividades. Essas duas salas são dispostas em torno de um pátio no cruzamento do hall comum, que articula as funções oferecendo-lhes uma extensão ao ar livre.

Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivan Mathie
Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Interiores
© Ivan Mathie

Para o leste, a biblioteca multimídia se abre para o jardim e para a Rue de la Grande Bégude, que foi completamente remodelada para fins paisagísticos. Ao entrar em Venelles, a presença da biblioteca, com suas grandes janelas voltadas para o espaço público, confirma a importância que a cidade atribui à promoção da cultura.

Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira
© Ivan Mathie

As duas entidades são ligadas por um hall no coração do projeto, que reúne todas as funções de recepção e convívio: café, guarda-volumes, instalações sanitárias, sala de exposições, etc.

Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira
© Ivan Mathie

O paisagismo exterior acompanha os fluxos de pedestres, para o sul em direção à entrada principal e para o norte em direção a uma entrada secundária conectada às passarelas pedonais que descem do alto de Venelles. Composto por espécies locais, arbustos e calcário branco, o pátio e o jardim ecoam os códigos da região da Provença.

Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong - Fotografia de Exterior
© Ivan Mathie

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural L'Étincelle / atelier d'architecture King Kong" [L'Étincelle Cultural Center / atelier d'architecture King Kong] 26 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013518/centro-cultural-letincelle-atelier-darchitecture-king-kong> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.