Casa da Península / Wood Marsh

Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de ExteriorCasa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Interiores, VidroCasa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Exterior, Corrimão, TerraçoCasa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Exterior, FachadaCasa da Península / Wood Marsh - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Wood Marsh Architecture
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Exterior
© Timothy Kaye

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma resposta arquitetônica artística à costa da Austrália e às curvas da paisagem rural da região, a Casa da Península forma um relicário escultural marcado por seu contexto. A moradia está localizada no ponto mais alto do terreno, com uma ampla vista. Ao longo de uma estrada sinuosa, uma faixa de terra compactada se eleva monumentalmente a 10 metros de altura, envolvendo a residência antes de estreitar gradualmente e retornar à paisagem. A elevação possui pouca quantidade de vidro e uma considerável massa térmica, estabilizando o calor do sol da tarde. Uma fenda no meio da parede forma uma linha de sombra, definindo sutilmente a entrada.

Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Exterior, Fachada
© Timothy Kaye
Casa da Península / Wood Marsh - Imagem 31 de 32
Elevações
Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Exterior
© Timothy Kaye

Ao atravessar o limiar de entrada, um átrio exuberante define o centro axial do volume e permite que a luz natural inunde o interior. Corredores sinuosos se curvam a partir do átrio, criando três zonas distintas - uma área de estar para entretenimento, uma área dos quartos e uma para recreação. O quarto principal está localizado acima da área de estar, acessado por uma ampla escada. O principal espaço de estar de pé-direito duplo se eleva em direção ao vidro e às amplas vistas do terreno rural e do oceano. O teto parabólico oferece uma qualidade acústica única ao espaço que acomoda o som do piano de cauda do proprietário e sua coleção de instrumentos musicais.

Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Exterior, Corrimão, Terraço
© Timothy Kaye
Casa da Península / Wood Marsh - Imagem 29 de 32
Planta - Térreo
Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Interiores, Vidro
© Timothy Kaye
Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Timothy Kaye

Adjacente ao espaço principal de estar, há um terraço amplo e abrigado que atende ao pedido do cliente de receber grandes eventos à beira da piscina com vista para o vale e para a água. Cada um dos cinco quartos e espaços principais de estar celebra as vistas do contexto rural e arredores. No final de um corredor evocativo, feito de terra compactada e janelas estreitas, encontra-se um estúdio de gravação projetado especialmente para o cliente.

Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Timothy Kaye
Casa da Península / Wood Marsh - Imagem 30 de 32
Planta - Primeiro Pavimento
Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Interiores, Pilar
© Timothy Kaye

A paleta escura e natural dos materiais externos, como madeira carbonizada e terra compactada, envolve o volume, e foi selecionada por suas qualidades robustas e de baixa manutenção. As ripas carbonizadas revestem a massa da edificação, permitindo que ela se integre ao contexto rural como uma forma enigmática. Internamente, a temática escura continua com azulejos pretos, ripas de madeira pretas, latão enegrecido e piso de granilite preto. Há ênfase na natureza mutável da luz e das sombras ao longo das superfícies curvas e formas das paredes e aberturas. Os tons monocromáticos emolduram as vistas do ambiente circundante.

Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Exterior
© Timothy Kaye
Casa da Península / Wood Marsh - Imagem 32 de 32
Cortes
Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Exterior
© Timothy Kaye

A Casa da Península dialoga com a topografia de seu terreno - sua linguagem escultural bruta camufla seu uso doméstico - um remanescente erosivo formado pelo ambiente costeiro severo.

Casa da Península / Wood Marsh - Fotografia de Exterior
© Timothy Kaye

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Península / Wood Marsh" [Peninsula House / Wood Marsh] 22 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013352/casa-da-peninsula-wood-marsh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.