Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS

Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Janela, Tijolo, FachadaEdifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Janela, TijoloEdifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Iluminação, Tijolo, Fachada, ArcoEdifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, UrbanoEdifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: SOSU ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  587
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roh Kyung
  • Arquitetos Responsáveis: Go Seokhong, Kim Mihui
  • Cidade: Seongdong-gu
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Janela, Tijolo, Fachada
© Roh Kyung

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Edifício Fillome iniciou quando duas filhas receberam um terreno de sua mãe, que residira no local por 50 anos. Quando ela se mudou para Seul e ali se estabeleceu pela primeira vez, o local era escuro e desolado, situado atrás de uma fábrica. Entretanto, ao longo do tempo, a área passou por grandes transformações e se tornou uma das mais movimentadas em Seongsu-dong. O terreno tem uma área de 142m², e três testadas, em formato triangular. O projeto enfrentou complicações devido à necessidade de garantir um índice de aproveitamento de 400% para o distrito industrial, combinar uma área comercial para locação com a residência de três membros da família, considerar a iluminação natural, posicionar o edifício de frente para a rua principal e preservar a essência de Seongsu-dong em um espaço limitado.

Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Arco
© Roh Kyung
Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Imagem 22 de 23
Elevação Frontal
Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Janela, Tijolo, Fachada, Arco
© Roh Kyung

Estrutura de Pilotis - Em áreas limitadas, o primeiro pavimento costuma ser ocupado principalmente por garagens. Por isso, edifícios menores naturalmente adotam uma estrutura pilotis no térreo. Neste caso, como os pilotis sustentam um edifício de 7 pavimentos, foi crucial considerar uma harmonia natural entre a estrutura pilotis e a parte superior do edifício.

Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Arco, Arcada
© Roh Kyung
Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Imagem 18 de 23
Planta Segundo ao Quarto Pavimento
Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Imagem 19 de 23
Planta Quinto Pavimento

Após explorar a conexão entre a estrutura pilotis e o edifício, o projeto se inspirou na estrutura elevada de Seongsu-dong. Assim, os pilotis foram concebidos com duas grandes arcadas, enquanto a parte superior foi desenvolvida a partir dessa estrutura de arco, criando uma composição integrada. Além disso, o piso dos pilotis foi revestido com tijolos vermelhos para conectar organicamente todo o edifício. Desse modo, os pilotis em estilo arco se tornaram um espaço de experiência horizontal, conectando a rua principal a via bloqueada nos fundos.

Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Iluminação, Tijolo, Fachada, Arco
© Roh Kyung
Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Imagem 23 de 23
Corte Transversal
Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Roh Kyung

Simplificação da Complexidade - Variações em Padrões e Texturas - Ao longo dos anos, Seongsu-dong viu a construção de fábricas, instalações comerciais, residências e diversos tipos de edifícios. Com o crescente interesse pela região, que agora abriga instalações comerciais únicas, a paisagem urbana já está saturada.

Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Roh Kyung

O Edifício Fillome, recém-adicionado a esse cenário, une espaços comerciais e residenciais, oferecendo uma variedade de tipos de moradias, desde apartamento estúdios até a residência do proprietário do edifício. O objetivo foi simplificar a complexidade gerada pela diversidade, criando um espaço vazio em meio à paisagem urbana densa. Para isso, o tema em estilo arco foi adotado, garantindo que o edifício tivesse sua própria identidade visual. Quanto aos materiais, o edifício foi construído com tijolos vermelhos, comuns na arquitetura de Seongsu-dong, e diferenciado dos demais por meio de contrastes entre texturas.

Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS - Fachada, Janela, Arco, Arcada
© Roh Kyung

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yeonmujang-gil, Seongdong-gu, Seoul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de uso misto Fillome / SOSU ARCHITECTS" [Fillome Mixed Use Building / SOSU ARCHITECTS] 20 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013344/edificio-de-uso-misto-fillome-sosu-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.