Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS

Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de ExteriorCasa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaCasa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, VigaCasa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, AidoCasa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Phu Dao
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daikin, Hafele, Kelvin&Lux, Malloca, Panasonic, SECOIN, Samsung, Toto
  • Arquitetos Líderes: Charles Gallavardin, Tereza Gallavardin, Rafael Lira
  • Arquitetos: Guillermo Banderas, Vinh Doan, Hai Ta Quang, Dat Nguyen
  • Design De Interiores: Kieu Chinh Nguyen
  • Paisagismo: Anthony Desgre
  • Programa / Uso / Função De Construção: Residencial
  • Contratante: Harmonie
  • Projeto De Iluminação: Kobi Lighting Studio
  • Cidade: Hồ Tràm
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de Exterior
© Phu Dao

Descrição enviada pela equipe de projeto. A T3 ARCHITECTS e o KANOPÉA Architecture Studio projetaram esta vila tropical em Ho Tram, localizada no sul do Vietnã, seguindo os princípios da arquitetura bioclimática. Nosso cliente desejava uma segunda residência para passar tempo com a família na bela zona rural vietnamita, longe da agitação da cidade de Ho Chi Minh. Portanto, o objetivo da T3 era criar uma villa de um único piso térreo, cercada por vegetação, funcional, agradável para se viver e completamente aberta ao jardim.

Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Phu Dao
Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Imagem 17 de 19
Planta
Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Phu Dao

Como em qualquer projeto, a equipe da T3 estudou os ventos predominantes, chuvas e direção do sol, buscando aproveitar ao máximo o terreno para projetar uma casa confortável que convidasse a uma sensação de tranquilidade interior. A casa é dividida em duas zonas: a primeira abrange todos os espaços de convivência, naturalmente ventilados e totalmente abertos para o jardim, enquanto a outra parte é “climatizada”, isolada termicamente utilizando cascas de arroz para a cobertura, e blocos de concreto pre-moldados para evitar excessiva inércia, mas ainda assim permitindo ventilação natural em todos os cômodos quando desejado. A ideia é minimizar a dependência do ar condicionado. Essas duas entidades formam um volume em forma de "T", com uma ala mais privada (onde estão os quartos e o escritório) voltada para a estrada de terra, enquanto o espaço familiar/público se estende para o jardim e é completamente aberto a ele. Colocar o volume dos quartos perpendicular à pequena estrada cria uma espécie de "área protegida", proporcionando um alto nível de privacidade para a sala de estar, cozinha e área da piscina.

Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Imagem 18 de 19
Seção
Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Pátio
© Phu Dao

Na entrada da frente, a T3 situou a garagem, também servindo como uma sala de serviço, ao lado de um jardim privado dedicado à suíte principal, especialmente o banheiro coberto por um telhado, mas aberto para o exterior para aproveitar a luz natural e ventilação. Portas de correr permitem o fechamento da casa quando necessário, mas, em geral, esse espaço é naturalmente ventilado, e os ventiladores de teto otimizam o conforto, minimizando o consumo de energia. Uma área de jantar ao ar livre com churrasqueira está conectada à sala de estar, permitindo desfrutar das noites tropicais evitando alguns insetos e outras criaturas, graças a um terraço elevado em relação ao nível natural do solo. Além disso, como desejado pelo cliente, foi adicionada  uma área de academia ao fundo do jardim, com vista para a piscina.

Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga
© Phu Dao

Todo o edifício é projetado com beirais largos e isolados com cascas de arroz (20-30 cm de espessura) para evitar a transferência de calor através do teto, oferecendo temperaturas significativamente mais baixas do que o exterior, ao mesmo tempo que protege as fachadas da chuva durante a estação das monções. O design de iluminação pelo Kobi Lighting Studio destaca a arquitetura integrada com o paisagismo e cria ambientes com diferentes graus de luz, seguindo também uma abordagem sustentável, contribuindo para a redução da poluição luminosa prevalente nas grandes cidades.

Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Phu Dao
Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Imagem 19 de 19
Diagrama - Seção

O design paisagístico foi cuidadosamente elaborado para oferecer um ambiente tropical, selecionando espécies locais para biodiversidade de plantas e árvores que requerem manutenção mínima, um ponto crucial para uma vila de fim de semana, alinhado com uma abordagem frugal e local para o paisagismo. Finalmente, com o aumento da população nas grandes cidades e o ritmo agitado da vida, cada vez mais pessoas optam por se mudar ou adquirir uma residência secundária em um lugar tranquilo para desfrutar dos prazeres simples, mas essenciais, da vida: natureza, família e amigos. A T3 e Kanopea foram capaz de atender a esse desejo de escape, mantendo uma lógica de sustentabilidade, frugalidade e simplicidade, integrando os princípios da arquitetura bioclimática.

Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela
© Phu Dao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Fim de Semana Sustentável / T3 ARCHITECTS" [Sustainable Weekend Villa / T3 ARCHITECTS] 12 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013133/casa-de-fim-de-semana-sustentavel-t3-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.