Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió

Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Exterior, JanelaCentro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Interiores, CadeiraCentro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Vidro, Pilar, VigaCentro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Mais Imagens+ 36

  • Equipe De Projeto: Ágnes Deigner, Levente Sirokai, Péter Sónicz, Krisztina Ancza, Norbert Szilágyi, Dávid Toronyi, Dániel Szitka, Vértesy Ági
  • Projeto Paisagístico: Kertművek, Helga Hencz
  • Engenharia Estrutural: MGT, Tamás Máté
  • Engenharia Civil: Perfect-Plan, Tamás Vörös
  • Engenharia Elétrica: Zone-Plan, György Kapitor
  • Projeto Luminotécnico: MadebyLight, Ferenc Haász, Lőrinc Rácz
  • Cidade: Zalaegerszeg
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Exterior, Janela
© Krisztina Ancza

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao projetar o Mindszentyneum, o objetivo desde o início era criar um edifício aberto e inclusivo, que continuasse a abordagem socialmente sensível ao desenvolvimento urbano, deixada para nós pelos ancestrais da cidade, incluindo o homônimo József Mindszenty, o arcebispo posterior de Esztergom. Por trás da estrutura que recai na fachada como um véu rígido, espaços abertos tanto horizontal, quanto verticalmente dão as boas-vindas ao visitante e criam uma conexão entre os bairros desarticulados, partes do edifício e funções.

Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Exterior, Fachada
© Levente Sirokai

Foi extremamente importante para nós conectar visualmente os espaços externos aos internos. O pátio frontal desenhado no interior do edifício prepara o visitante, forma uma transição entre o movimento da rua e o interior calmo, e também representa um cenário protegido da vida comunitária como o terraço do café. A árvore ornamental plantada no meio simboliza o arcebispo e seu caminho de vida.

Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Exterior, Fachada
© Krisztina Ancza
Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Interiores, Fachada
© Krisztina Ancza
Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Imagem 34 de 41
Planta - Térreo

O projeto da fachada traduz o jogo de luz da seda moiré da vestimenta do sacerdote para a linguagem da arquitetura, que está constantemente mudando sutilmente e é emocionante em diferentes momentos do dia, estações e condições climáticas, graças ao design das lâminas. Sob o véu, criamos um interior limpo e puritano, que é resolvido pelas superfícies de madeira natural e estofamento, tornando-o aconchegante. As cores off-white e naturais em pequenas superfícies são realçadas pelos elementos carmesim que remetem ao homônimo. O elemento definidor do edifício é a luz.

Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Exterior, Janela
© Levente Sirokai

A luz natural permeia todos os espaços, enquanto nas exposições, efeitos de iluminação especiais projetados destacam momentos dramáticos. No saguão, uma das ideias importantes de Mindszenty aparece escrita com luz no teto. O elemento central do edifício, que também organiza a circulação, é o átrio interno de altura total, que está intimamente ligado ao pátio frontal, formando visualmente uma unidade perfeita. Organizamos as várias funções nos espaços externos e internos centrais mencionados acima.

Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Vidro, Pilar, Viga
© Krisztina Ancza

O espaço aberto no térreo abriga funções que incentivam a atividade comunitária, como o saguão, o café, a loja do museu que também vende produtos locais, o centro de eventos e um espaço comunitário da igreja com uma entrada separada. No primeiro e segundo andares estão as duas salas de exposição e os espaços de ensino relacionados ao museu, enquanto no último andar há uma exposição temporária e espaço para eventos, além de um grande terraço no telhado.

Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
© Krisztina Ancza
Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Krisztina Ancza

As formas angulares e enxutas do edifício fornecem a base na qual as superfícies que definem a experiência interior visual, tátil e acusticamente são colocadas. Estas são superfícies simples e infinitas em alguns lugares, e superfícies complexas, únicas e nobremente trabalhadas em outros. Estas últimas também definem seu ambiente com sua maciez ou dureza. Para acomodar as exposições contemporâneas do Mindszentyneum, criamos espaços livremente variáveis que podem se adaptar ao tema e ao efeito desejado, em contraste com o arranjo clássico dos cômodos. Os espaços brutos de 2x500 m2, basicamente do tipo caixa branca e caixa preta, das exposições permanentes operam com pouca luz natural, permitindo-a apenas onde ela tem significado simbólico.

Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió - Fotografia de Exterior, Vidro, Fachada, Janela
© Levente Sirokai

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zalaegerszeg, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Visitantes Mindszentyneum / TSPC & Konkrét Stúdió" [Mindszentyneum Visitor Center / TSPC & Konkrét Stúdió] 11 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012967/centro-de-visitantes-mindszentyneum-tspc-and-konkret-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.