Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia

Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de ExteriorCentro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, VigaCentro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, EscadaCentro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: SHAU Indonesia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1994
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andreaswidi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Magna System, Toto, Viro
  • Arquitetos Responsáveis: Florian Heinzelmann e Daliana Suryawinata
  • Arquitetura / Shau: Florian Heinzelmann, Daliana Suryawinata, Rizki Supratman, Muhammad Ichsan, Alfian Reza Almadjid, Multazam Akbar Junaedi
  • Engenharia Estrutural: Joko Agus Catur Wibowo
  • Programa: Centro Criativo
  • Cidade: Tasikmalaya
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior
© Andreaswidi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Criatividade e Inovação Tasik foi projetado pela SHAU como um exemplo de estratégia de projeto 'sócio-climático' especificamente adaptada ao contexto de West Java, Indonésia. Foi encomendado pelo ex-governador Ridwan Kamil para apoiar comunidades criativas emergentes e artistas individuais em Tasikmalaya, uma cidade vibrante com aproximadamente 733.000 habitantes, localizada a 120 km a sudeste de Bandung e conhecida por sua habilidade em tecelagem.

Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andreaswidi
Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Escada
© Andreaswidi
Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Imagem 18 de 27
Planta - Térreo
Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Imagem 22 de 27
Corte 01
Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores
© Andreaswidi

O volume está localizado dentro do complexo esportivo Dadaha, popular por seu estádio, que é frequentemente visitado pelos moradores locais. Um dos requisitos do projeto era manter o estacionamento existente. Como decisão, o auditório e os espaços de exposição são elevados para permitir o posicionamento do estacionamento no nível do solo. Isso também cria a oportunidade de criação de uma grande escadaria que oferece vista para a praça pública. A praça é projetada no lado sudoeste da entrada principal e apresentará uma seleção de esculturas contemporâneas ao ar livre. A escadaria também serve como uma área de estar semicoberta que pode ser usada para várias atividades, como encontros, apresentações de música ao vivo e debates.

Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Viga
© Andreaswidi
Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Fachada, Aço, Corrimão
© Andreaswidi

Projetado como um edifício cultural tropical, o Centro de Criatividade e Inovação Tasik incorpora varandas, terraços e espaços semicobertos ao ar livre, convidando os visitantes a entrar e explorar. Para enfatizar o caráter público da edificação, foi introduzida uma rota que passa pela área de exposição. Essa rota é acessível durante todo o dia, tornando possível ver partes das obras expostas ou uma oficina de arte em andamento a qualquer momento.

Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Imagem 23 de 27
Corte 02
Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Andreaswidi

O volume também possui espaços de coworking e um auditório para eventos e exibições de filmes. A comunidade criativa URGTSK, em Tasikmalaya, contribuiu para a definição do programa de necessidades. A equipe participou de um processo participativo para entender as necessidades dos usuários no início da fase de projeto.

Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Fachada
© Andreaswidi
Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro, Aço
© Andreaswidi

A fachada é envolta por elementos têxteis que reduzem o ganho de calor solar e sombreiam o interior. Os painéis e densidades têxteis são escolhidos de acordo com o programa correspondente por trás da fachada e a vista para o exterior. Para economizar energia, a edificação usa ar condicionado apenas no auditório e na principal sala de exposições. Durante eventos de workshop e outras funções, a área de exposição pode ser ventilada de forma cruzada, abrindo a parede de vidro deslizante, permitindo que o ar condicionado seja desligado.

Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Janela
© Andreaswidi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tasikmalaya, Tasikmalaya Regency, West Java, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Criatividade e Inovação Tasik / SHAU Indonesia" [Tasik Creative and Innovation Center / SHAU Indonesia] 06 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012910/centro-de-criatividade-e-inovacao-tasik-shau-indonesia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.