Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS

Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Porta, JanelaEdifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos Responsáveis: Go Seokhong, Kim Mihui
  • Cidade: Yangcheon-gu
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Janela, Urbano
© Park Yeongchae

Como criar uma nova relação - O WAVE (dot wave) está localizado em uma área residencial com edifícios multifamiliares e densamente povoados. Por ser maior do que as áreas circundantes, ele permite um grande volume de construção com pequenos apartamentos. O proprietário do prédio queria aproveitar o máximo de área permitida e solicitou um edifício com uma proporção de 51:49% de instalações de convivência e residências, com uma taxa 0% de espaços vagos. Planejar um volume máximo significa adicionar uma escala extraordinária à cidade existente e criar outro adensamento próprio. Em resposta, o WAVE gerou um "vão" em harmonia com a escala da cidade e usou a vista desse vão para estabelecer um novo relacionamento com os vizinhos.

Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Park Yeongchae
Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Imagem 22 de 22
Corte

Dois tipos de vãos - O WAVE tem dois principais tipos de vãos. Considerando as características do local, onde dois lados são adjacentes a ruas, há um vão horizontal que conecta as vias urbanas e as instalações de convivência em conjuntos de baixo gabarito e um vão vertical que atua como novo entorno para as instalações residenciais de nível superior. O vão horizontal usa escadas externas e varandas para melhorar a acessibilidade das ruas urbanas às instalações de convivência. O corredor/varanda ao redor das instalações é o espaço de filtro que organiza e traz a paisagem circundante para perto.

Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Park Yeongchae
Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Imagem 21 de 22
Elevação Norte
Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Park Yeongchae

O vão vertical das instalações residenciais estreita a relação com terrenos adjacentes. Os vãos de alturas diferentes em cada lado oferecem um pequeno quintal para todos os apartamentos. As janelas não são afetadas por interferências visuais dos prédios vizinhos, trazendo luz e vistas do quintal para o quarto. O pequeno jardim é o espaço que apresenta um momento relaxante na paisagem urbana seca.

Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Janela
© Park Yeongchae
Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Imagem 20 de 22
Planta - Terceiro e Quarto Pavimento
Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Park Yeongchae
Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Park Yeongchae

Mudando a simplicidade - Como a área residencial é composta por inúmeras unidades pequenas em comparação com outros distritos urbanos, sua paisagem parece desordenada e caótica. Portanto, o WAVE usou a simplicidade para criar um "espaço aberto" na paisagem urbana complexa. Para simplificar os materiais, foram usados tijolos da mesma cor mostrando o contraste com o concreto e os vãos. O volume foi dividido e as fachadas projetadas com curvas repetidas ritmicamente no concreto, considerando a experiência da rua.

Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Fachada
© Park Yeongchae

O WAVE utilizou o painel de GFRC (concreto reforçado com fibra de vidro) para produção e método de construção com precisão e propriedades homogêneas. Os vãos horizontais e verticais foram finalizados com tijolos de texturas unitárias contrastando com os painéis de GFRC lisos. Os vãos verticais iluminados pelo sol receberam a textura áspera de tijolos quebrados para adicionar variação à paisagem arquitetônica. Os painéis de GFRC ondulados também adicionam diferentes profundidades de luz e sombra dependendo do tempo e dos ângulos para proporcionar diversas experiências.

Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Park Yeongchae

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Uso Misto WAVE (dot wave) / SOSU ARCHITECTS" [WAVE (dot wave) Mixed Use Building / SOSU ARCHITECTS] 05 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012810/edificio-de-uso-misto-wave-dot-wave-sosu-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.