Casa No.10 / USE Studio

Casa No.10 / USE Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCasa No.10 / USE Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa No.10 / USE Studio - Fotografia de Interiores, TijoloCasa No.10 / USE Studio - Fotografia de ExteriorCasa No.10 / USE Studio - Mais Imagens+ 24

Isfahan, Irã
  • Arquitetos Responsáveis: Mohammad Arab, Mina Moeineddini
  • Arquitetos Projeto: Elaheh Hajdaei, Nazila Rabiei
  • Associados: Sepehr Azizpour, Faezeh Tayefi
  • Engenharia Estrutural: Hossein Doudi
  • Consultoria Climatização: Hamid Mohajerani
  • Cidade: Isfahan
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Casa No.10 / USE Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Mohammad Soroosh Jooshesh

Casa: Este projeto tem como objetivo explorar a "casa" não apenas como um tipo de arquitetura, mas também como parte de nossa vida diária e identidade, que vai além de qualquer local físico e reflete nosso relacionamento interno, com os outros e com o universo ao nosso redor. O conceito de "casa" no Irã e no mundo passou por mudanças significativas nas últimas décadas, mas pode-se dizer que no Irã, o ponto de virada dessas mudanças foi na década de 1950. Naquela época, devido ao aumento da população urbana, por um lado, e ao aumento da renda do petróleo e às políticas equivocadas dos governos, por outro, a "casa" se tornou uma mercadoria lucrativa para a produção de capital. Essa tendência se tornou mais burocrática na década de 1970, e a "casa" se tornou o campo de investimento mais importante do Irã.

Casa No.10 / USE Studio - Fotografia de Exterior
© Mohammad Soroosh Jooshesh
Casa No.10 / USE Studio - Imagem 26 de 29
Plantas
Casa No.10 / USE Studio - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Mohammad Soroosh Jooshesh

No entanto, para nós, no processo de projetar a "Casa Número 10 Jolfa", há uma oportunidade de buscar um significado contemporâneo mais profundo de "casa". Portanto, este projeto busca interagir efetivamente com seu contexto e se tornar um local seguro e pacífico que possa restaurar parte da tranquilidade perdida de seus residentes. Agora, a questão é: recuperar um significado contemporâneo de "casa" em resposta às condições atuais pode fornecer um espaço de vida melhor e mais resiliente para os seres humanos nesta geografia difícil de hoje e enfrentando esses desafios?

Casa No.10 / USE Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Mohammad Soroosh Jooshesh
Casa No.10 / USE Studio - Imagem 25 de 29
Diagrama Iluminação
Casa No.10 / USE Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Mohammad Soroosh Jooshesh

"Casa Número 10" está localizada no bairro de Jolfa, ao lado da Catedral de Vank, um lugar que foi designado por ordem de Shah Abbas Safavi há 400 anos para realocar os armênios de Zayandehrud para Isfahan. A Catedral de Vank, a Igreja de Maryam, Beit al-Ham, a Praça Jolfa e as casas históricas ainda estão de pé como evidências tangíveis da arquitetura e do modo de vida dessas pessoas. Hoje, os armênios não constituem a maioria dos moradores deste bairro, pois uma parte significativa deles migrou nas últimas décadas. Por outro lado, devido à localização e potencial turístico do bairro, muitos espaços foram convertidos em cafés e restaurantes, transformando este bairro em um local para cidadãos e turistas passarem seus momentos de lazer.

Casa No.10 / USE Studio - Fotografia de Exterior
© Mohammad Soroosh Jooshesh
Casa No.10 / USE Studio - Fotografia de Interiores
© Mohammad Soroosh Jooshesh
Casa No.10 / USE Studio - Imagem 29 de 29
Corte BB

Durante esse processo, as residências permanentes que costumavam existir nesta área foram reduzidas, e espaços comerciais e turísticos assumiram o controle. Embora a criação de espaços públicos e infraestrutura turística tenha muitos aspectos positivos para a cidade, essa tendência, se continuar sem planejamento e considerando todos os aspectos da questão, terá consequências negativas. Um de seus impactos mais importantes é a perda da "textura social" gerada pela remoção dos residentes permanentes desse contexto. Sendo assim, como a "casa", um dos componentes mais fundamentais da cidade, pode ser eficaz nas mudanças físicas, sociais e culturais do contexto circundante?

Casa No.10 / USE Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Mohammad Soroosh Jooshesh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa No.10 / USE Studio" [House No.10 / USE Studio] 30 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012544/casa-n0-use-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.