USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós

USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, JanelaUSF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Exterior, FachadaUSF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de InterioresUSF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de InterioresUSF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Mais Imagens+ 24

  • Arquiteto Responsável: João Laranja Queirós
  • Equipe De Projeto: João Barbosa, Diana Alpoim, Joana Nogueira, André Veiga, Pedro Costa
  • Engenharia: Ani Engenharia
  • Construção: Costeira Engenharia e Construção
  • Cidade: Trofa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© João Laranja Queirós

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em São Martinho de Bougado na cidade da Trofa, a Unidade de Saúde Familiar faz parte de uma estratégia pública de modernização dos cuidados de Saúde. Assim, procurou-se que a arquitetura adquirisse uma linguagem estética contemporânea que refletisse esta nova filosofia de cuidados de saúde pública. No que respeita ao programa do Centro de Saúde procedeu-se a uma abordagem minuciosa tendo em consideração uma distribuição estratégica de áreas de consulta, salas de espera e instalações de apoio, promovendo uma circulação fluida e otimizando o atendimento médico. As salas de consulta foram estrategicamente posicionadas para otimizar a eficiência operacional, enquanto que as áreas de espera foram projetadas para promover o conforto dos pacientes.

USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Laranja Queirós
USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Exterior
© João Laranja Queirós

O edifício, com fachadas em betão, vidro e alumínio, é composto por 3 pisos, ligados entre si por duas escadas, uma pública e outra de serviço, sendo a sua área total de 3403 m2. A edificação faz-se num terreno quase plano, onde o volume de betão assenta visualmente numa cortina de chapa de alumínio perfurada. Esta cortina tem como objetivo promover a privacidade dos consultórios ao mesmo tempo que deixa a luz penetrar nestes espaços. No piso -1, ficam situadas as zonas técnicas, de armazenamento, bar, balneários, sala de reuniões e garagem. No piso 0, temos a entrada numa zona central onde se situam: o balcão de atendimento, o secretariado e duas zonas de consultórios. Á direita, localiza-se a zona materno-infantil, com a respetiva sala de espera, o cantinho da amamentação, consultórios e salas de enfermagem. No lado esquerdo, temos a sala de espera dos adultos, instalações sanitárias, salas de enfermagem e os respetivos consultórios. No piso 1, o programa repete-se, sendo que, procurou-se que as salas de consultas fossem voltadas para um pátio interno promovendo desta forma uma maior privacidade. 

USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Laranja Queirós
USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Laranja Queirós
USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Imagem 26 de 29
Planta - Primeiro pavimento
USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores
© João Laranja Queirós
USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores
© João Laranja Queirós
USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Imagem 28 de 29
Elevações
USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Janela
© João Laranja Queirós

No que diz respeito aos materiais, a escolha recaiu sobre opções sustentáveis e de fácil manutenção, não apenas como uma expressão de responsabilidade ambiental, mas também para promover a saúde e o bem-estar dos ocupantes. A presença de iluminação natural foi estrategicamente maximizada para criar ambientes mais agradáveis e reduzir a dependência de iluminação artificial. No que respeita às questões de acessibilidade durante todo o processo de desenvolvimento do projeto foram uma prioridade, assegurando que o Centro de Saúde fosse acessível a todos, independentemente das suas necessidades específicas, garantindo que o edifício seja totalmente inclusivo. Para isso foram utilizadas rampas, elevador e outros elementos que foram incorporados de forma integrada, garantindo essa inclusão. Em suma, o projeto não se limita apenas a atender às exigências funcionais de um programa de uma Unidade de Saúde Familiar, mas também visa elevar a experiência do usuário, promovendo um ambiente cuidado, de cura e de acolhimento para a comunidade da cidade da Trofa.

USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Laranja Queirós

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tv. Carvalhinhos, 4785 Trofa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "USF Santiago de Bougado - Trofa / João Laranja Queirós" 28 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012469/usf-santiago-de-bougado-trofa-joao-laranja-queiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.