Casa Na Romeira / dp Arquitectos

Casa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira, DormitórioCasa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de Interiores, PortaCasa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa Na Romeira / dp Arquitectos - Mais Imagens+ 38

Santarém, Portugal
  • Arquitetos: dp Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  263
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Imperalum, Sika, Valadares
  • Arquiteto Responsável: Diamantino Maia Pinho
  • Construtora: Construções Saldanha Alves
  • Engenharia: Pitta Soares & Partners
  • Cidade: Santarém
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa deseja modelar o próprio lugar na periferia da Romeira, em Santarém. Constrói o lugar existencial, humanizado e concreto, porque habitado, estruturado com significado e propósito. Organiza-se potenciando alinhamentos visuais sobre o território, numa perspectiva urbana e paisagística, assumindo-se simultaneamente como eventual referência visual.

Casa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio

O seu acesso não é direto e imediato a partir da via pública, mas oculto. Circundando a pequena colina onde a casa assenta, sobe até ao lado de uma pequena mancha de azinheiras que se preserva integralmente. Cria-se assim um distanciamento propositado que aporta privacidade ao uso quotidiano e a obrigatoriedade de fazer um percurso de aproximação. Permite apreender visualmente o edifício antes de chegar ao ponto de entrada.

Casa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio
Casa Na Romeira / dp Arquitectos - Imagem 38 de 43
Planta
Casa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banco
© Ivo Tavares Studio
Casa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ivo Tavares Studio

Desenha-se a agregação de múltiplos espaços contidos em volumes. Cada um com a sua própria identidade e função programática, definidos pelos seus diferentes atributos topológicos. Trabalha-se a ideia de fragmentação do conjunto numa soma de espaços autónomos ou interligados, integradores de aspectos estéticos e construtivos contemporâneos. A volumetria obtida como que se diminui aparentemente, na desmaterialização da massa total do edifício em diferentes elementos de volumetria menor.

Casa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Valoriza-se a herança de alguns temas formais de inspiração na paisagem rural portuguesa, remetendo particularmente aos edificados conhecidos como "montes", erigidos em sítios dominantes sobre a paisagem e formados por conjuntos de volumes informalmente posicionados.

Casa Na Romeira / dp Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Na Romeira / dp Arquitectos" 30 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011711/casa-na-romeira-dparquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.