Farmácia da Devesa / Tsou Arquitectos

Farmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, FachadaFarmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, PrateleiraFarmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Exterior, FachadaFarmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Exterior, FachadaFarmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Mais Imagens+ 33

Vila Nova de Famalicão, Portugal
  • Arquitetos: Tsou Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  278
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Corian, Duo, Finsa, Margres, Mitsubishi Electric, Saint-Gobain, Subway White
  • Arquiteto Responsável: Tiago Tsou
  • Construtora: Vasco Fernandes - Construção e Engenharia
  • Decoração De Interiores: Tsouarquitectos
  • Cidade: Vila Nova de Famalicão
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Farmácia da Devesa encontra-se situada em Vila Nova de Famalicão, entre as áreas verdes da cidade e o centro urbano. A sua localização privilegiada, com acesso viário direto pela Avenida do Brasil, desempenhou um papel fundamental na escolha do local e na concretização do projeto. A via de acesso é uma das principais entradas para o centro da cidade e oferece um franco acesso pedonal, ciclável e automóvel. A intervenção arquitetónica da Farmácia da Devesa respeita a preexistência, composta por dois volumes paralelepipédicos desfasados. O projeto adiciona uma platibanda curva que unifica a volumetria, e indica o percurso para o Farmadrive. A fachada de rua convida a para o espaço interior através de grandes janelas durante o dia, transformando-se numa generosa vitrine iluminada durante a noite.

Farmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio
Farmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, Fachada
© Ivo Tavares Studio

A circulação e estacionamento automóvel foram cuidadosamente articulados na área envolvente, enquanto o interior da farmácia foi organizado com atenção às disposições regulamentares, assegurando uma clara separação entre a área de acesso dos utentes e o espaço reservado aos profissionais de saúde. No centro da farmácia encontra-se um amplo espaço de atendimento com uma zona premium para eventos especiais de saúde, beleza e bem-estar. A integração de um robô dispensador de medicamentos, simplifica e agiliza a gestão dos medicamentos dos pacientes. Este elemento central permitiu a organização eficaz do espaço separando a área de público das áreas privadas como o laboratório, armazenamento, entrada de serviços, área de medicamentos e o espaço interno do Farmadrive. Os materiais e cores utilizados no interior refletem uma paleta urbana de tons neutros, criando um ambiente sereno e contínuo, onde os produtos e embalagens ganham destaque nas prateleiras e expositores.

Farmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Ivo Tavares Studio
Farmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Imagem 34 de 38
Planta
Farmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Ivo Tavares Studio

Exteriormente, os panos de parede em branco rematam com um lambrim de encontro com o pavimento de igual materialidade, incluindo o pátio que envolve a zona premium, a máquina de venda automática de produtos de saúde e o posto de atendimento do Farmadrive. O projeto busca promover a visibilidade e o contato visual entre o interior e o exterior, criando proximidade tanto para quem circula na via pública quanto para os transeuntes. Em resumo, a obra adota uma linguagem arquitetónica discreta, com elementos que conferem identidade ao contexto em que se insere, como a platibanda, o pátio e a entrada, contribuindo para a urbanidade do local e reforçando a Farmácia da Devesa como um espaço de saúde diferenciado na cidade.

Farmácia da Devesa / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. do Brasil 3141, 4760-010 Vila Nova de Famalicão, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Farmácia da Devesa / Tsou Arquitectos " 31 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011709/farmacia-da-devesa-tsou-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.