Casa DS / Esquadra Arquitetos

Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, JardimCasa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de ExteriorCasa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa DS / Esquadra Arquitetos - Mais Imagens+ 31

Brasília, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alutech, Brasília Realce, Portobello, São Geraldo
  • Arquiteto Líder: Filipe Berutti Monte Serrat
  • Equipe De Projeto: Guido Saboya, Gabriela Medeiros, Marcelo Gonçalves
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebemos este projeto para um casal que adora receber visitas, buscando constantemente novas experiências a cada evento. Para atender da melhor forma esta necessidade, pensou-se em espaços diversos, com diferentes atrativos, permitindo que desfrutem de novas perspectivas e atividades.

Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Joana França
Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Joana França

A casa tem um afastamento da rua com o intuito de manter uma escala mais humana apesar da imponência de seu desenho e volumetria. Há um equilíbrio da composição entre o respiro proporcionado por essa distância e a projeção deste volume que avança de forma a se aproximar da calçada. Essa relação o faz parecer estar flutuando, impressão ressaltada com as empenas laterais que trazem uma leveza maior ao corpo da casa.

Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Fachada, Cadeira, Janela, Viga
© Joana França

O programa da casa envolve uma ampla área social conectada à uma área de lazer com possibilidade de fechamento, permitindo a integração durante o uso simultâneo dos diferentes espaços e também uma manutenção menor da casa. Este é um dos principais espaços para os clientes, sendo uma exigência de se ter a maior praticidade possível na limpeza e na utilização. 

Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Joana França
Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Bancada, Viga
© Joana França

A área de lazer da casa é complementada por uma área externa com uma ampla varanda contida sob o pergolado de concreto e com a área da piscina, posicionada próxima a casa para que sirva como espelho d’água enquanto não utilizada. Todos estes espaços têm certa proximidade para que possam se complementar, sempre abraçando o máximo de pessoas possível.

Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Joana França
Casa DS / Esquadra Arquitetos - Imagem 33 de 36
Planta - Pavimento térreo
Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Joana França
Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Joana França

No pavimento intermediário tem-se a área íntima da casa, com uma sala íntima e três suítes bem espaçosas, uma principal para o casal e outras duas para eventuais visitas e familiares. Estas compõem a fachada principal da casa, permitindo o uso de cheios e vazios em seu desenho, preservando a privacidade dos cômodos, mas ainda aproveitando a paisagem. 

Casa DS / Esquadra Arquitetos - Imagem 36 de 36
Corte A

A casa tira partido da possibilidade da vista do Lago Paranoá, visível do terraço onde se desenhou uma pequena área de estar coberta que conta com uma copa e um banheiro, além da área técnica da casa. Esta vista é tão ampla que permite a visualização de diversos elementos do Eixo Monumental da cidade de Brasília, como a Torre de TV, o Congresso, a Bandeira Nacional e o Estádio Mané Garrincha, ícones da cidade amplamente reconhecidos.

Casa DS / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DS / Esquadra Arquitetos" 14 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011661/casa-ds-esquadra-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.