Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU

Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Exterior, CostaSauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaSauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Exterior, FlorestaSauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Exterior, Orla, Terraço, VigaSauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Arquitetos Responsáveis: Simen Arnekleiv, Lars Haukaas, Eduard Carbonell Iglesias, Camilla Alm Larsen, Alexander Ulrix, Rune Mol, Milena Louisa Müller, Hanna Paltiel Norviken, Iris Paisant, Gustav Bull Poppelman, Ben Karl Shanks, Oscar Skipperud, Sindre Frøyen Stensløkken
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Exterior, Costa
© Silje-Mari Larsen

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sauna Svartisen, localizada na paisagem selvagem do Norte da Noruega, é uma impressionante obra arquitetônica moderna perfeitamente integrada ao cenário ártico. Seu projeto, caracterizado pela simplicidade e minimalismo, proporciona um refúgio contra os elementos rigorosos, mantendo uma conexão discreta com a paisagem intocada ao redor. Posicionada em um pequeno vale que se abre para o glaciar Svartisen, o segundo maior da Noruega, a jornada até a sauna é uma exploração deliberada até o coração da natureza ártica, estabelecendo um diálogo harmonioso entre a criação humana e a natureza.

Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Silje-Mari Larsen
Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Imagem 11 de 17
Implantação

A planta consiste em quatro quadrados dispostos em uma grade linear. Dois quadrados centrais, encaixados no vale, compõem o núcleo que abriga a sauna, uma área de convivência versátil e um vestiário. Os volumes das extremidades oferecem abrigo para desfrutar o ambiente, enquanto toda a estrutura fica suspensa por um telhado apoiado em colunas esbeltas que tocam minimamente o solo, reduzindo a pegada ambiental.

Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Exterior, Floresta
© Silje-Mari Larsen

A sauna oferece duas entradas: a primeira, com uma rampa inclinada, garante acessibilidade e leva a uma passarela que estende o espaço de convivência. A segunda entrada serve como eixo principal, proporcionando aos visitantes uma vista deslumbrante do glaciar, criando uma sensação de expectativa e admiração. Esse eixo central funciona como a rota principal de circulação, conectando diversos espaços.

Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Exterior, Orla, Terraço, Viga
© Silje-Mari Larsen
Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Imagem 14 de 17
Axonométrica

A sala de sauna abraça as tradições atemporais das saunas finlandesas, com capacidade para até doze visitantes e janelas estrategicamente posicionadas que emolduram as vistas pitorescas do glaciar. A cortiça foi incorporada ao projeto da sauna, oferecendo encostos suaves e isolantes, melhorando a textura e o caráter do ambiente. Uma pequena área de convivência oferece um espaço para relaxar e apreciar a vista, mantendo-se protegido dos elementos. O vestiário, embora exposto, fornece um ambiente totalmente fechado com bancos e prateleiras. O piso, com pedras emergindo organicamente, segue as curvas naturais do terreno, reforçando a integração com o ambiente.

Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Exterior
© Silje-Mari Larsen
Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Interiores, Viga
© Silje-Mari Larsen

Construída com materiais sustentáveis e locais, como abeto e pedras da região, a Sauna Svartisen homenageia as técnicas tradicionais de preservação norueguesas. O acabamento do edifício, uma mistura de óleo de linhaça, alcatrão e carvão vegetal, contribui para seu caráter único e compromisso com um design ecologicamente consciente. Em essência, a Sauna Svartisen não é apenas um local para vivenciar a tradição das saunas finlandesas, mas é uma obra-prima arquitetônica que respeita, aprimora e se funde à natureza ártica.

Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Silje-Mari Larsen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Svartisen, Meløy, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU" [Sauna Svartisen / Fuse Arkitekter - NTNU] 21 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011163/sauna-svartisen-fuse-arkitekter-ntnu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.