Padella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura

Padella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraPadella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraPadella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraPadella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraPadella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Mais Imagens+ 14

Rio de Janeiro, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  196
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lilia Mendel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ADELUX ADEGAS CLIMATIZADAS, Atlas, JR MARCENARIA, MARMORARIA LUGIGRAN, Portobello Shop, Roca, STTILLORIO
  • Arquitetos Responsáveis: Felipe Maia, Marina Romeiro
  • Desenvolvimento De Detalhamentos E Acompanhamento De Obra: Victora Salles
  • Desenvolvimento De Detalhamentos: Mariana Gomes, Martha Franco, Julia Valente
  • Design De Iluminação E Som: Marcelo Castilho Projetos
  • Obra: CSV Engenharia - Camê Vianna, Rodolpho Lima
  • Ar Condicionado E Exaustão: Arvex Engenharia - Carlos Sabóia
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Padella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Lilia Mendel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Especializado em culinária italiana, o Padella Tratoria foi instalado em um casarão centenário na rua Conde de Irajá, tradicional point gastronômico em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Coube aos arquitetos Marina Romeiro e Felipe Maia, do escritório Maia Romeiro Arquitetura, desenvolver o projeto, que foi bastante influenciado pelos janelões, telhado tesoura e paredes com tijolinhos aparentes que foram descobertos durante a reforma. “Como o casarão é uma relíquia da arquitetura carioca protegida pela prefeitura e a cliente queria usar as áreas externas para aumentar o número de mesas, foi necessário obter uma aprovação específica para viabilizar a execução do projeto, criando, por exemplo, uma área coberta em toda a extensão do muro lateral e no fundo da casa”, conta Felipe. Além disso, a cliente também pediu para instalar um bar dentro do salão - permitindo que os clientes acompanhassem a preparação das massas e saída dos pratos - e, em termos estéticos, que os ambientes fossem bastante acolhedores, lembrando uma antiga casa italiana.

Padella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Lilia Mendel
Padella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Imagem 13 de 19
Planta baixa
Padella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Lilia Mendel

Com 1102m2 de área interna e 60m2 de área externa, o restaurante foi setorizado da seguinte forma: entrada com espera, salão interno com cozinha aberta, varanda lateral com mesas e banheiros nos fundos.

Padella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Lilia Mendel

Em termos conceituais, o escritório aproveitou tudo que a arquitetura original do imóvel tinha a oferecer, como descascar as paredes para mostrar os tijolos originais e iluminar o teto para ressaltar as tesouras em madeira. “A cliente participou bastante do projeto, trazendo de viagens muitos objetos e luminárias garimpados em feiras e mercados da França e Itália, que foram incorporados à decoração dos espaços. A pia italiana do banheiro é um ótimo exemplo”, diz Felipe. Já os móveis usados como apoio dos garçons, a estante pequena de livros, a mesa de apoio e o armário do banheiro foram arrematados pela cliente em leilões online e reformados no local.

Padella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Tijolo, Viga, Janela
© Lilia Mendel

Para reforçar a atmosfera de casa e o clima intimista, os janelões foram “vestidos” com cortinas de veludo vinho, o piso foi revestido em porcelanato com aparência de madeira e as paredes internas e externas ganharam uma textura especial, feita na própria obra, com aspecto antigo, levemente machado. A cor verde, em tom escuro, também se destaca na decoração, sobretudo no teto, no fechamento da cozinha e no acabamento da estante. Já o tampo das mesas e do balcão são de mármore natural, com fundo claro e veios escuros bem marcados.

Padella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Lilia Mendel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Padella Tratoria / Maia Romeiro Arquitetura" 09 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010894/padella-tratoria-maia-romeiro-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.