Apartamento Palmeira / Studio Gameiro

Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Pia, Bancada, CadeiraApartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaApartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Exterior, FachadaApartamento Palmeira / Studio Gameiro - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: Studio Gameiro
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Viúva Lamego
  • Arquitetos Responsáveis: João Gameiro, Alexandre Cisneiros
  • Design Têxtil: Teresa Gameiro
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta história única e singular começa quando os nossos clientes descobriram uma joia escondida no coração do Príncipe Real, um dos bairros mais desejados e bonitos de Lisboa. O que tornou esta descoberta verdadeiramente excepcional foi o equilíbrio entre a arte de uma era passada, preservando a requintada habilidade artesanal do final do século XIX, a incrível energia e determinação com que confiaram em nós para fazer algo novo e original, regressando para avançar.

Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Francisco Nogueira
Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Francisco Nogueira

Mostrou-se um desafio que deixou para trás qualquer apego nostálgico, ao encontrar inspiração na herança e na arte, mas transformando-a com um toque contemporâneo. No final, o projeto é um testemunho da confiança e espírito vinculativo entre esboço/ideia/plano e produto final, e revelou-se verdadeiramente inspirador, camada por camada, com a liberdade criativa para misturar e combinar cada pensamento e movimento. Durante os trabalhos de renovação, o nosso objetivo primordial foi criar uma casa que imediatamente transmitisse a sensação de lar, restaurando as suas características originais e, ao mesmo tempo, introduzindo de maneira harmoniosa a essência deste bairro particularmente exótico e complexo na propriedade.

Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Imagem 35 de 41
Planta

A geografia da área, nunca totalmente modular/estrita, infunde o interior com uma profundidade que torna cada espaço completamente original, com a sua própria identidade e caráter, assim como acontece no jardim. Ao eliminar as imperfeições e fronteiras do original (antigo) e das novas características, procuramos criar algo que respeitasse as suas origens (e as memórias gravadas), mas que também explorasse novos caminhos (e perspetivas), dando origem a uma experiência moderna de habitação que emana uma atmosfera elegante e confortável - em equilíbrio.

Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Janela
© Francisco Nogueira

Na procura da nossa visão partilhada, aproveitamos a incrível oportunidade de colaborar com um grupo de artesãos locais extraordinários. Estes artesãos habilidosos moldaram peças personalizadas utilizando materiais naturais de forma sustentável, criando soluções feitas sob medida que pareciam ter estado lá desde o início (como certamente estiveram nos pensamentos). Desde as fases iniciais de design, o cliente expressou o desejo de que a cozinha fosse um espaço privilegiado. Deveria proporcionar funcionalidade e conforto óbvios, além de ser esteticamente agradável como um espaço de uso diário. Assim, o nosso objetivo principal foi introduzir essas qualidades e características no nosso design, concebendo uma estrutura que não só fosse percebida como um espaço para cozinhar, mas também como um ambiente agradável onde as pessoas pudessem socializar. Portanto, os materiais na cozinha têm diferentes graus de presença.

Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Pia, Bancada, Cadeira
© Francisco Nogueira

Alguns elementos funcionais necessários, como armários superiores, armários altos e outros eletrodomésticos, são pintados em tons neutros, próximos à cor das paredes. Uma distinção clara ao nível de detalhe e textura que procuramos desenvolver pode ser encontrada nas bancadas e armários baixos da cozinha. Os armários inferiores, desenhados com um desenho simples e contínuo de gavetas, acabados em carvalho com um verniz escovado, atuam em harmonia com a bancada de pedra. A pedra escolhida para a bancada e a parede de apoio é granito, uma pedra original do Canadá. Luminária pendente Aim, edição especial por Bouroullec Brothers. Círculo (obra de arte) por Manuel Mérida Os padrões naturais da pedra trazem uma dinâmica e complexidade marcantes ao espaço, atuando como uma expressão conceptual, em que as mesmas são esculpidas em forma de ondas no roda-tampo. Estas foram geradas a partir de uma projeção das ondas sonoras da voz do cliente ou da conversa descontraída sobre boa comida.

Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Iluminação
© Francisco Nogueira
Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Francisco Nogueira
Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Imagem 39 de 41
Elevação
Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Iluminação, Cama, Viga
© Francisco Nogueira
Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Francisco Nogueira

Os interiores e exteriores passaram por um processo transformador complexo, libertando-se das camadas de remendos de cimento e de reparações passadas. No seu lugar, foi construida uma base robusta e ecológica, tendo sido minuciosamente aplicado reboco à base de cal, evocando as técnicas e perícia honradas daquela época. Esse processo cuidadosamente detalhado, juntamente com a nossa pesquisa, permitiu que as paredes respirassem, resultando num acabamento aveludado mate que não repele apenas fungos, mas também, captura e purifica poluentes atmosféricos, elevando a qualidade do ar interior (algo fresco, algo afetuoso). O design personalizado da lareira foi inspirado nas formas naturais e orgânicas encontradas ao ar livre, no belo jardim. A relação com o exterior foi sempre crucial ao longo do design de interiores, e por isso pareceu natural e útil trazer para o interior essas formas orgânicas para criar uma base feita de travertino branco e vermelho. A estrutura é projetada para permitir a circulação de ar quente e é feita de metal lacado. A intenção era criar uma forma que se destacasse da parede e que se assemelhasse aos vários detalhes ornamentais encontrados por toda a casa, onde as diferentes formas se destacam nas superfícies das paredes e tetos.

Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Francisco Nogueira
Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Francisco Nogueira

Para integrar de forma harmoniosa a beleza natural do jardim nos espaços interiores, introduzimos uma diversidade de elementos, cada um testemunhando a beleza inerte da natureza, alguns exibindo formas orgânicas e fluidas. Os degraus feitos por medida em pedra natural têm uma clara relação com a base da lareira, tanto na sua forma orgânica e material, como na sua perceção modular. Esta narrativa confere uma identidade distinta ao espaço, compondo uma união requintada entre a arte de tempos passados e o fascínio da natureza envolvente. A piscina foi feita por medida com elevado nível de detalhe e empenho.

Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Exterior, Jardim
© Francisco Nogueira

Cada azulejo foi desenhado e modelado em 3D individualmente para acomodar as diferentes características da piscina, incluindo a estrutura de borda infinita. A cor dos azulejos é o resultado de uma cuidadosa experiência de várias tonalidades de azul para encontrar o equilíbrio que melhor representa, entre nós e os clientes, a água em seu elemento natural mais profundo. Uma mistura onde diferentes quantidades de azul cobalto e azul Klein foram retrabalhadas para alcançar este resultado. O uso desta cor, combinado com as propriedades dos azulejos feitos à mão, onde cada um é diferente, resultou numa piscina capaz de transmitir um ambiente tranquilo. A experiência visual e tátil com esta maravilhosa peça começa ao observá-la da sala de estar e do jardim, e termina enquanto se nada debaixo de água.

Apartamento Palmeira / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Palmeira / Studio Gameiro" 30 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010462/apartamento-palmeira-studio-gameiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.