Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd

Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Exterior, Fachada, CorrimãoCasa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Mais Imagens+ 14

Shinagawa-ku, Japão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4397
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FIGLA Co., Ltd., KIKUKAWA KOGYO CO., LTD. , SK Kaken Co., Ltd., Sankyo Tateyama, Inc.
  • Arquitetos Responsáveis: Nikken Housing System
  • Diretor Executivo Principal Arquitetura: Mitsuharu Tsuruoka
  • Arquiteto Gerente Geral Do Projeto: Masahiro Suzaki
  • Arquitetos De Projeto: Naoki Takamoto, Tomomi Miyashita
  • Cidade: Shinagawa-ku
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Harunori Noda, Gankohsha

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa de Repouso conectada à cidade. Localizada em uma rua serena e verde no centro de Tóquio, o Nibankan (edifício da Fase 2) desafia a noção convencional de casas de repouso para idosos. Em vez de isolar os idosos da cidade, propomos um novo lar que lhes permita abraçar a vida urbana, vivendo com dignidade e conforto. A população japonesa, que está envelhecendo rapidamente, enfrenta problemas relacionados ao isolamento e à escassez de profissionais de cuidados. Nossa resposta a isso é uma casa que preserva a saúde e a autonomia dos cidadãos idosos por meio da integração comunitária. Projetamos o Nibankan para se misturar perfeitamente com o entorno e sociabilidade locais. A posição estratégica dos espaços em uma escala de bairro permite que os moradores controlem seu nível de envolvimento com a comunidade. O projeto inclui salas de jantar, salões e lounges que se abrem e confrontam a rua. Isso promove interações casuais com os vizinhos. A sala de jantar coletiva serve como espaço para eventos colaborativos públicos, reduzindo as lacunas geracionais e melhorando a vida dos moradores. A Fase 2 do Nibankan representa um passo audacioso em direção a uma vida sênior digna e interconectada no coração da vibrante paisagem urbana de Tóquio.

Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Harunori Noda, Gankohsha
Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Imagem 12 de 19
Planta
Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Harunori Noda, Gankohsha

Diante de uma encosta íngreme desafiadora, organizamos de forma engenhosa entradas e saídas para pessoas e veículos, ao mesmo tempo em que maximizamos o número de pavimentos. A entrada principal do edifício na base da encosta possui um grande hall de entrada envidraçado de dois andares conectado a um impressionante átrio envidraçado de pé direito triplo. Isso inunda o espaço subterrâneo de luz, desafiando sua natureza abaixo do nível da rua. A interação estratégica entre os níveis externos e internos confere uma notável sensação de abertura e continuidade a todos os espaços, criando um passeio espacial fluido em todo o edifício.

Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Harunori Noda, Gankohsha

O projeto utiliza um sistema inovador de ventilação natural, onde janelas e claraboias no átrio e corredores respondem dinamicamente às diferenças de pressão do vento. A fachada do edifício apresenta persianas de alumínio personalizadas em quatro módulos projetados para elegância e resistência estrutural. Essas delicadas persianas melhoram a estética da construção, garantem privacidade, reduzem a radiação solar e escondem discretamente as unidades de ar condicionado externas.

Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Harunori Noda, Gankohsha
Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Imagem 17 de 19
Corte
Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Harunori Noda, Gankohsha

Os moradores encontram uma variedade de espaços comunitários convidativos em todo o conjunto. No hall de entrada envidraçado há uma grande escadaria que leva ao amplo átrio de pé direito triplo. Isso proporciona aos moradores um ambiente al fresco dentro de casa, aproveitando o sol quente que entra por uma generosa claraboia. A ventilação por gravidade canaliza as brisas naturais para áreas comuns, como o salão, a sala de jantar e os corredores de passeio. Esses espaços naturalmente iluminados e ventilados desfazem as linhas entre dentro e fora, criando uma conexão perfeita com o mundo externo, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental do prédio. Para máxima inclusão, criamos 23 plantas de dormitórios exclusivas, com tamanhos que variam de 35 a 80 metros quadrados. Nosso objetivo é oferecer aos moradores diversidade e escolha para encontrar uma unidade que pareça uma progressão natural de seu espaço de vida anterior. O edifício e seus quartos individuais foram cuidadosamente projetados levando em consideração a acessibilidade para cadeiras de rodas e a eficiência no cuidado, garantindo circulação fácil e melhorando a qualidade de vida geral.

Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Harunori Noda, Gankohsha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shinagawa-ku, Tóquio, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Repouso Charm Premier Grand Gotenyama / Nikken Housing System Ltd" [Charm Premier Grand Gotenyama Nursing Home / Nikken Housing System Ltd] 26 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009845/casa-de-repouso-charm-premier-grand-gotenyama-nikken-housing-system-ltd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.