Casa Upcycled / Freehand Projects

Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Exterior, Jardim, Pátio, AidoCasa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Viga, PiaCasa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, VigaCasa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Exterior, JardimCasa Upcycled / Freehand Projects - Mais Imagens+ 14

Ocean Grove, Austrália
  • Arquitetos: Freehand Projects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  294
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Steph McGlenchy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Big River Group, Dulux, Easycraft, Polytec, Supertuft, Weathertex
  • Construtora: Chris Cowley Builders
  • Projeto Estrutural: Simon Anderson Consultants
  • Carpintaria: Pavilion Joinery
  • Esquadrias: Concept Timber Windows
  • Persianas: Champion Blinds
  • Cidade: Ocean Grove
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Exterior, Jardim, Pátio, Aido
© Steph McGlenchy

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa original foi construída no início dos anos 80 por um construtor local e desenhista, que se inspirou no modernismo informal da época, popularizado por práticas como Merchant Builders e Fasham Johnson. Essas casas, geralmente construídas como residências de praia de baixa manutenção, podem ser encontradas em diversos locais pela Península de Bellarine e Surf Coast, pois a área se expandiu bastante entre os anos 70 e 80. Com a região passando por um novo período de expansão e desenvolvimento, muitas dessas casas estão sendo substituídas por residências luxuosas e condomínios maiores.

Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Cadeira, Corrimão, Aido
© Steph McGlenchy
Casa Upcycled / Freehand Projects - Imagem 18 de 19
Planta Primeiro Pavimento
Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Pátio
© Steph McGlenchy

Tipicamente, a casa é planejada de maneira compacta, longa e baixa, destacando-se pela fachada norte com janelas de altura total protegidas por beirais profundos, voltadas para um jardim interno em estilo de pátio. A construção é simples e robusta, com lajes de concreto, paredes estruturais de tijolo duplo e telhado de bandeja metálica com inclinação mínima em vigas Oregon. Isso confere uma textura crua e visualmente rica ao interior, com tijolos à vista e revestimentos internos de pinho. Desde 2010, os proprietários residem na casa, adoram o local, a rua e o bairro, e passaram anos desenvolvendo um jardim de permacultura próspero e produtivo, incluindo galinhas, vegetais e um pequeno pomar. A residência, estruturalmente sólida e com excelente orientação solar, despertou o interesse dos proprietários para adicionar um quarto extra, à medida que a família crescia, além de criar espaços de convivência mais amplos para contrastar com os forros baixos existentes. 

Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© Steph McGlenchy
Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Interiores, Viga
© Steph McGlenchy

Um masterplan para a ampliação foi elaborado, incluindo a adição de um quarto principal e banheiro, pé direito duplo sobre a sala principal, uma nova entrada frontal e escadaria, expansão dos espaços de convivência, conversão da garagem, um solário e um terraço na cobertura. O processo de projeto garantiu que cada ideia fosse explorada e estipulou algumas condicionantes informais; manter o projeto compacto; preservar o jardim; respeitar a casa original, usando apenas elementos brutos e texturizados; privilegiar qualidade sobre quantidade; e evitar excessos na intervenção.

Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Interiores
© Steph McGlenchy
Casa Upcycled / Freehand Projects - Imagem 19 de 19
Planta Segundo Pavimento
Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Viga, Pia
© Steph McGlenchy

Os materiais escolhidos para a ampliação foram deliberadamente rústicos e resistentes, alinhados com a natureza da casa existente. Os tijolos vermelhos reciclados, previamente utilizados no paisagismo original, foram recuperados, limpos e reutilizados nas novas paredes de alvenaria, incluindo o pilar de tijolos angulados que destaca a sala de estar e proporciona vistas para o jardim. Esses tijolos estão em sua terceira utilização, já que foram originalmente salvos de casas antigas demolidas em Geelong, na década de 1970. A empresa Freehand Projects valorizou esse esforço e os incorporou ao novo projeto.

Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Viga
© Steph McGlenchy
Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela
© Steph McGlenchy

As antigas placas de piso de ardósia foram substituídas por lajes de basalto, em homenagem ao NGV de Roy Grounds, um dos edifícios favoritos dos proprietários. Ao invés de utilizar placas de gesso, a Freehand Projects optou por revestir as paredes internas com painéis ranhurados, adicionando textura visual e harmonizando com os revestimentos originais de pinho. Os novos forros foram revestidos com compensado industrial, proporcionando o aspecto visual da madeira sem elevar os custos. Na parte externa, a ampliação foi revestida com painéis Weathertex Weathergroove Woodsman - um produto 100% natural e de baixo carbono, fabricado na Austrália a partir de madeira reciclada e cera de abelha. Ripas de Oregon, distribuídas em intervalos regulares, adicionam dimensão e vivacidade à fachada. A Freehand Projects definiu um tom cinza-claro para complementar os melamínicos da fachada, que projetam sombras interessantes quando o sol se põe. Ao mesmo tempo, as vistas das janelas de madeira maciça foram tingidas para combinar com a casca das antigas árvores de Moonah, dissolvendo-se na paisagem quando vistas do interior.

Casa Upcycled / Freehand Projects - Fotografia de Exterior, Jardim
© Steph McGlenchy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Upcycled / Freehand Projects" [Upcycled House / Freehand Projects] 26 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009734/casa-upcycled-freehand-projects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.