-
Arquitetos: Ateliers Takahito Sekiguchi
- Área: 174 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yosuke Ohtake
-
Fabricantes: ARTPLAN TAJIMA, ARTPLAN TAJIMA, DAINICHI GIKEN KOGYO, DN Lighting, FUKKO, JAPAN MATERIAID, NOZAWA, Shelter, TAJIMA ROOFING, TAKARA BELMONT, Total Facade, Will-Be, Will-Be
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este salão de beleza fica à beira de uma estrada local. Carros vão e vêm o dia inteiro pela rua do salão, e a maior parte da área ao seu redor é destinada a estacionamento. No entanto, cerca de três quartos da área da cidade são cobertos por uma exuberante floresta, onde a indústria florestal prospera, e a madeira é transportada por jangadas. Apesar da promoção do uso de recursos locais, a mudança para edifícios de madeira, de baixa altura e não residenciais, ainda não avançou.
O cliente expressou o desejo de espaços bem iluminados, eficazes contra vírus em termos de desempenho de ventilação, e uma arquitetura sustentável para garantir isso. Será possível criar uma arquitetura natural que reflita essas condições diversas? Em vez de nos concentrarmos apenas no design ou na forma, iniciamos a reflexão sobre a combinação arquitetônica do salão de cabeleireiro, da paisagem urbana e dos objetos.
Espaços cortados com grandes espelhos (paredes de concreto reforçado), ultrapassando a escala humana, são organizados de maneira escalonada, com grandes mesas de madeira (telhados de CLT) entre eles. A união é feita utilizando o mesmo método simples de construção de móveis, usando apenas ângulos e parafusos. As paredes de concreto reforçado lidam bem com cargas fora do plano, enquanto os telhados de CLT criam estruturas de grande vão sem a necessidade de vigas. Os materiais certos são aplicados nos lugares adequados para garantir proteção contra incêndios e desempenho ambiental, maximizando a expressão dos veios de madeira e, ao mesmo tempo, reduzindo peso, carga térmica e custo. A luz indireta brilha entre os telhados, e o vento fluindo ao longo deles promove uma ventilação por gravidade eficaz, sem bagunçar os cabelos.
As plantas são realçadas pelo reflexo, criando um ambiente cercado por vegetação. Ao substituir a madeira que outrora era levada pela água por telhados e incorporar as reflexões dos carros à beira da estrada, a paisagem fluida do passado e do presente é sobreposta ao edifício. Os pequenos elementos de atividade do salão de beleza transcendem significado, propósito e escala, dando origem a uma arquitetura natural onde os objetos são integrados de maneira multifacetada.