Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber

Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Exterior, JanelaExtensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaExtensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Exterior, JanelaExtensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, CadeiraExtensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Mais Imagens+ 9

Mais informaçõesMenos informações
Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Exterior, Janela
© Aldo Amoretti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por 35 anos, o prédio da administração do distrito, que lembra os grandes modelos da cultura de construção do Extremo Oriente no antigo Japão, tem sido um marco indispensável de Starnberg, Alemanha. Por fora, assim como por dentro, o prédio administrativo se apresenta como uma autoridade moderna e aberta, que recebe os cidadãos de maneira amigável.

Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aldo Amoretti

O desafio da ampliação foi transferir a construção, materiais e detalhes de 35 anos para os dias atuais. Os requisitos estruturais e energéticos, que aumentaram consideravelmente nesse meio tempo, deveriam ser integrados naturalmente, mas ao mesmo tempo, a imagem familiar do complexo como um todo deveria ser preservada. As maiores cargas a serem aplicadas, bem como os requisitos de proteção contra incêndio e energia mais rigorosos, tiveram de ser levados em consideração.

Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Exterior, Janela
© Aldo Amoretti

A área sudoeste do terreno foi escolhida como local para a ampliação, a fim de manter a permeabilidade existente, da Münchner Straße ao calçadão do lago. A estrutura no lado oeste continua no ritmo do prédio existente, fazendo referência em escala ao empreendimento residencial vizinho.

Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aldo Amoretti

No lado leste, a estrutura mais espaçosa em forma de pátio é complementada de maneira que, juntamente com o centro de jovens e a ala de reuniões de três andares, seja formado um espaço aberto proporcional. Os pátios ao leste servem como áreas de retenção para a infiltração natural de água da chuva e são projetados como pátios temáticos com pedras, cascalho, arbustos nativos e árvores semelhantes às existentes.

Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Cadeira
© Aldo Amoretti

Assim como no prédio existente, a construção da ampliação é baseada em uma malha de extensão contínua de 1,2 m. Isso também se aplica às instalações do prédio, como saídas de ventilação. Com isso, os escritórios podem ser convertidos com pouco esforço, se necessário. Eles têm uma largura axial de 4,8 m e podem ser usados ​​de forma flexível como escritórios duplos ou individuais, com uma área de reunião.

Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Aldo Amoretti
Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão, Viga
© Aldo Amoretti

A ampliação segue o conceito arquitetônico da envoltória do prédio, mas com uma fachada moderna e altamente isolada, com vidros triplos e proteção solar externa. O aquecimento e o resfriamento são fornecidos por uma ativação de componentes do teto de concreto armado composto (sistema Holorib) com uma espessura de apenas 14 cm, que repousa sobre vigas de madeira laminada. Tubos vazios para iluminação LED e instalações elétricas também foram inseridos no teto.

Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Aldo Amoretti

Uma bomba de calor de água subterrânea é alimentada pelo novo sistema fotovoltaico de 250kWp no telhado e permite a geração de calor livre de CO2. A eletricidade produzida pelo sistema fotovoltaico supera as necessidades próprias. Os requisitos legais de economia de energia foram assim superados e uma casa eficiente KfW 55 foi construída.

Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Interiores
© Aldo Amoretti

Além das melhorias estruturais e energéticas em comparação com o prédio existente, a ampliação também difere de seu irmão mais velho em outro aspecto: na transformação dos detalhes. As sutis diferenças entre o prédio existente e a ampliação são perceptíveis nas paredes do corredor, nos guarda-corpos de vidro, na fachada, entre outros elementos.

Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber - Fotografia de Exterior, Orla, Urbano
© Aldo Amoretti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Starnberg, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Extensão do Escritório Distrital de Starnberg / Auer Weber" [Extension Starnberg District Office / Auer Weber] 01 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008696/extensao-do-escritorio-distrital-de-starnberg-auer-weber> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.