Casa Monóculo / Alan Chu

Casa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Dormitório, BancadaCasa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa Monóculo / Alan Chu - Mais Imagens+ 16

Alto Paraíso de Goiás, Brasil
  • Arquitetos: Alan Chu
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  78
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Arquiteto Líder: Alan Chu
  • Cidade: Alto Paraíso de Goiás
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Exterior, Janela
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no Bairro Eldorado, uma área de expansão urbana da cidade de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. É uma área que , apesar de estar próxima ao núcleo urbano, ainda se caracteriza pela presença de vegetação de Cerrado nativo preservada.

Casa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Exterior, Escada, Floresta, Jardim
© Joana França

A ideia de suspender a construção tem como objetivo preservar a situação pré existente da topografia e da vegetação, além de buscar a vista desimpedida do sol nascente atrás das montanhas ao fundo.

Casa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Exterior, Madeira
© Joana França
Casa Monóculo / Alan Chu - Imagem 17 de 21
Planta
Casa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Joana França

12 pilares metálicos sustentam, a 5 metros do solo, a construção cujo formato nos lembra o daqueles antigos monóculos de fotografia, objetos plásticos de formato trapezoidal usados para a visualização de uma fotografia em cromo, no contra luz.

Casa Monóculo / Alan Chu - Imagem 18 de 21
Corte 01

O lado menor do trapézio tem uma lente de aumento, na outra extremidade a imagem a ser visualizada, enquanto as laterais são fechadas para intensificar a luz que dá vida a imagem congelada no cromo. O projeto, por sua vez, congela no tempo a experiência da natureza viva, e o faz também com o auxílio do exagero de suas proporções em uma área interna reduzida a 40m2, e uma área de deck de 38m2.

Casa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Exterior
© Joana França

O percurso até a casa é definido por uma escada sinuosa que se eleva sobre a mata até o deck de acesso na cota 4,5m , onde o pé direito é de 3 metros. Ao entrar é preciso contornar o volume fechado que concentra toda a infra-estrutura da casa, momento de suspense que serve como preparação para a surpresa que virá em seguida, uma abertura de 6,5m por 4,30m que, ao invés de emoldurar a vista, faz com que a paisagem preencha todo o espaço e invada os nossos sentidos.

Casa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Joana França

A Casa Monóculo é uma casa projetada para airb&b e a principal solicitação do cliente foi a de que, além de uma imagem marcante, ela proporcionasse uma experiência única e inesquecível, características importantes para o sucesso em um mercado bastante competitivo. Isso nos permitiu refletir sobre o tempo, sobre a aproximação e o percurso, sobre a escala e as sensações, sobre o Homem e a natureza, sobre a acensão e a dissolução.

Casa Monóculo / Alan Chu - Fotografia de Exterior, Floresta
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Monóculo / Alan Chu" 05 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008485/casa-monoculo-alan-chu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.