Ponte Vlasbrug / SBE nv

Ponte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de ExteriorPonte Vlasbrug / SBE nv - OrlaPonte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de Exterior, VigaPonte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de ExteriorPonte Vlasbrug / SBE nv - Mais Imagens+ 24

Wielsbeke, Bélgica
  • Arquiteto E Diretor De Projeto: An Schoenmaekers
  • Paisagismo: Robin Vangheluwe
  • Engenharia Civil Ponte: Ronan Pieters, Bart Desloovere
  • Engenharia Civil Geotécnica: Freek Speleman, Rien Gheyle
  • Engenharia Civil Infraestrutura: Floor Waerenburgh
  • Engenharia Civil Eletromecânica: Thijs Burms
  • Engenharia Bim: Ronny Thomaes, Steven Walschaerts
  • Supervisão Local: mohammed Haddioui
  • Programa: Ponte para pedestres e bicicletas
  • Cidade: Wielsbeke
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Ponte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de Exterior, Orla
© Jorn Jansoone

Descrição enviada pela equipe de projeto. De Vlaamse Waterweg nv faz parte da administração flamenga. Seu principal objetivo é a manutenção de todas as vias navegáveis que atravessam a região, incluindo a área adjacente e a infraestrutura. Eles se esforçam para aumentar a qualidade e a atratividade, não apenas para o transporte aquático, mas também para a vida ao redor das vias navegáveis, aumentando o valor ecológico, a regulação da água, a mobilidade e as possibilidades de recreação.

Ponte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de Exterior, Orla, Viga
© Johnny Umans
Ponte Vlasbrug / SBE nv - Imagem 27 de 29
Elevação 01
Ponte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de Exterior
© Johnny Umans
Ponte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de Exterior, Viga
© Johnny Umans

Os caminhos paralelos a rios e canais são rotas geralmente muito usadas por ciclistas e pedestres, tanto recreativamente quanto funcionalmente. Para melhorar a funcionalidade desses caminhos, foi necessário uma conexão sobre o rio Lyss entre os municípios belgas de Wielsbeke e Waregem. A De Vlaamse Waterweg contratou a SBE para projetar uma ponte para ciclistas e pedestres que atravessa o rio de forma confortável, sem perturbar a paisagem do canal ou seu valor ecológico. A SBE, portanto, projetou uma ponte sóbria e prática que dialoga com o ambiente.

Ponte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de Exterior
© Johnny Umans

Foi escolhida uma rota em forma de "S" com base nos fluxos de tráfego existentes e nos pontos turísticos recreativos da região. Também foi decidido manter a ponte "dentro" das margens para que toda a estrutura possa permanecer nos limites do domínio público e os caminhos existentes não precisem ser desviados. A construção, portanto, segue em grande parte as linhas já formadas dentro da paisagem (fileiras de árvores - caminhos).

Ponte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de Exterior, Viga
© Johnny Umans

A estrutura sobre o rio é concebida como um arco de aço simétrico, que segue o diagrama inverso do momento de flexão e assim obtém uma forma lógica e orgânica que se encaixa na paisagem natural. Em ambas as margens, uma rampa reta de concreto conecta a ponte central aos caminhos adjacentes. Declives de terra nas margens também ancoram o conjunto no ambiente.

Ponte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de Exterior, Orla
© Johnny Umans
Ponte Vlasbrug / SBE nv - Imagem 25 de 29
Planta - Situação
Ponte Vlasbrug / SBE nv - Orla
© Jorn Jansoone

A ambição era conferir à ponte a aparência mais esbelta possível. Portanto, entre outras coisas, os pilares foram inclinados para fora para que se tenha mais espaço na altura sem precisar alargar a ponte e também para que certas linhas de sombra sejam geradas no exterior. Essa inclinação também está presente nas rampas de concreto e em combinação com seus pilares de concreto abaixo.

Ponte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de Exterior, Viga
© Johnny Umans

Ao trabalhar com três materiais, aço, concreto e a própria terra, foi possível obter uma expressividade dinâmica no projeto arquitetônico. E isso tanto na imagem geral da ponte quanto na experiência do usuário. O aterro nas margens confere a sensação de que a ponte está literalmente ancorada em seu ambiente. Em seguida, há a rampa de concreto em um movimento reto que permite a experienciação da ponte de aço como um verdadeiro protagonista. Uma vez na ponte de aço, segue-se a linha orgânica de baixo para cima e vice-versa, de modo que a experiência nela própria difere em cada ponto.

Ponte Vlasbrug / SBE nv - Fotografia de Exterior, Viga
© Johnny Umans

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wielsbeke, 8710 Wielsbeke, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Ponte Vlasbrug / SBE nv" [Vlasbrug Bridge / SBE nv] 17 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006284/ponte-vlasbrug-sbe-nv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.