Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos

Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Fotografia de ExteriorCasa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira, AidoCasa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Dormitório, VigaCasa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Mais Imagens+ 29

Nova Prata do Iguaçu, Brasil
  • Arquiteto Responsável: Michel Macedo
  • Representação Gráfica: Jean Grando
  • Engenharia Estrutural: Julio Barzotto
  • Engenharia Hidráulica: Bruno Leão
  • Electricidade: Sandro Cervi
  • Paisagismo: Shelli Koler
  • Cidade: Nova Prata do Iguaçu
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta, Jardim
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. No leito do Rio Iguaçu diversas hidrelétricas foram construídas ao longo dos anos, e como consequência houveram grandes áreas de terra alagadas e a paisagem natural foi modificada. O resultado: aumento do turismo de lazer e contemplação. O projeto para a Casa Alagado enseja fazer parte desse cenário positivamente e está localizada em Nova Prata do Iguaçu, no alagado da hidrelétrica de Salto Caxias. Respeitando o recuo a partir da margem do rio, a construção ocupa a porção mais alta do terreno e, para melhor se adaptar ao declive, divide seu acesso em dois meio-níveis. Junto ao chão encrava parte da área de convivência, numa cota mais baixa e protegida. Sobre ela repousa o volume da área íntima, solto do chão, separado por uma fenda, uma fresta visual entre a água e a casa.

Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Eduardo Macarios

Através de uma rampa lateral descendo sob um generoso balanço, acessa-se a casa e a margem do rio, uma conexão livre e fluída entre a rua e a paisagem, rompendo as barreiras físicas da construção. Já por uma escada subindo, se faz o acesso mais íntimo e formal, como uma casa tradicional. A proposta adota um sistema modular para organizar a estrutura e distribuir os ambientes, como os quartos, que são posicionados lado a lado num ritmo preciso. Essa solução explora a possibilidade de uma arquitetura mais precisa e racional, com vedações industrializadas e replicadas.

Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira, Aido
© Eduardo Macarios
Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Imagem 33 de 34
Iso
Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Dormitório, Viga
© Eduardo Macarios
Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Imagem 34 de 34
Diagrama
Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Eduardo Macarios

Todos os ambientes têm generosas aberturas de vidro que trazem a luz natural para o interior, podendo estar todo transparente, filtrada por brises de madeira ou então complemente protegida por venezianas externas. E ainda, sempre que possível, promovendo a ventilação natural cruzada, seja pelo jardim interno ou por aberturas paralelas umas as outras. É uma ideia que faz do lugar inspiração, racionaliza os desenhos para a construção e implementa soluções ambientais passivas em direção a uma experiência mais equilibrada. 

Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Alagado / Michel Macedo Arquitetos" 23 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006224/casa-alagado-michel-macedo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.