-
Arquitetos: Todot Architects and Partners
- Área: 137 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jinbo Choi
-
Fabricantes: Cultra System, Enscape, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na vila de Mangmi em Yangpyeong, Coreia do Sul, no vale onde três montanhas se encontram. Situado nas montanhas, o local mantém uma atmosfera calma e pacífica. Depois da aposentadoria, o casal de clientes tem vivido lá cultivando árvores frutíferas. Eles pediram por uma instalação comunitária e uma estufa junto com um acampamento. A característica mais importante do local é a floresta. Árvores enraizadas ali por muito tempo têm memórias do lugar mais do que qualquer outra coisa.
As árvores de bétula estão amplamente distribuídas ao redor do mundo. Como elas crescem bem em regiões mais frias, elas são comumente encontradas na região norte da Coreia do Sul. Elas parecem ser prateadas e finas e crescem até 20 metros de altura. Esperávamos que a intervenção arquitetônica no local se assemelhasse a uma árvore de bétula. Esperávamos que uma pequena unidade de prata estivesse em harmonia entre os verdes da floresta, misturando-se naturalmente ali por muito tempo.
Forma semelhante a uma árvore: Triângulo isósceles - O que significa para um prédio se assemelhar a uma árvore? Árvores têm vários tipos, formas e características dependendo de sua espécie. No entanto, a forma geométrica mais comum e primitiva que as pessoas se lembram é a forma geométrica de um triângulo. Geometria é a forma mais completa e simples ao mesmo tempo. Encontramos a possibilidade em um triângulo de combinar paredes e telhados em uma forma. O comprimento comumente usado da madeira estrutural SPF é de 20 pés (6,1m). Três andares podem ser alcançados se inclinados a 60 graus sem peças de madeira adicionais.
A textura quente da madeira - A primeira impressão dos materiais de madeira é a textura quente. Materiais de madeira aplicados nas paredes exteriores e interiores, na estrutura do telhado, no acabamento do piso e nos degraus da escada são meios de sentir os diferentes tipos de texturas quentes na madeira. Pinos de 400mm de madeira são instalados na estrutura do telhado, e encontramos seu potencial para ser elementos estruturais, venezianas e outros elementos arquitetônicos. A madeira compensada selecionada para o acabamento interno tem nós e um tom brilhante para uma reação natural com as terças de abeto.
Os principais materiais exteriores são projetados e selecionados para se assemelharem à casca prateada das árvores de bétula. O padrão de uma colônia de árvores de bétula crescidas retamente é retratado no telhado de aço galvanizado prateado. Outro material de madeira no exterior é cedro, com um tom avermelhado na pele marrom clara. Silicato foi aplicado para a durabilidade da madeira e tornaria a madeira em um tom cinza-prateado à medida que o tempo passa. Carvalho é escolhido para os degraus da escada e o piso, já que o grão de madeira vívido e delicado do carvalho dá um caráter distinto ao espaço. A variedade de espécies de madeira no projeto e a iluminação natural que penetra na cortina de vidro maximizam a profundidade espacial e o calor do espaço simples. A Fazenda Mangmi é projetada para fornecer um refúgio para cidadãos que vivem em cidades densas com texturas frias, proporcionando um espaço para relaxar e se conectar completamente com a natureza.
Arranjo entrelaçado de árvores e a floresta - A disposição dos prédios começou com a consideração de como colocar cada massa no terreno inclinado. A terra começa de um nível mais baixo e sobe gradualmente; esperávamos diferentes sequências percebidas conforme se sobe o terreno. A massa exposta na entrada é projetada para se misturar com o ambiente ao redor e ao mesmo tempo dar uma forte impressão. Quando se chega ao nível médio, gradualmente se vê árvores de bétula e cabanas escondidas pela massa frontal e pela topografia. As árvores e cabanas são colocadas em pequenas unidades entrelaçadas relacionadas à vegetação ao redor.