Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental

Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, JardimEsplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Jardim, TerraçoEsplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, JardimEsplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de ExteriorEsplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Mais Imagens+ 29

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  METALCO, Soneres, Terra Brazil
  • Arquiteto Líder: Filipe Saur Santos
  • Arquitetos: Alexandre Rögelin Prass, Filipe Saur Santos, Thomas Weirich, Diego Lopes
  • Estagiários: Renata Rizzon, Rafaela Bellotto, Nicole Carrion
  • Projeto Luminotécnico: Arq. Eduardo Becker
  • Projeto Estrutural: Eng. Nicolas Dal Bó
  • Projeto Hidrosanitário: Eng. Gabriel Britto
  • Projeto Elétrico/Telecom: Eng. Gabriel Britto
  • Projeto Terraplanagem: Eng. Nicolas Dal Bó
  • Projeto De Drenagem: Eng. Gabriel Britto
  • Execução E Gerenciamento: Eng. Nicolas Dal Bó
  • Programa: Projeto Urbanístico: Vias de acesso, paisagismo e identidade visual para área frontal à fábrica da TKA Cranes.
  • Cidade: Flores da Cunha
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Esplanada TKA é um projeto de estruturação das áreas externas para a planta industrial de uma montadora de guindastes na serra gaúcha. O escopo engloba os projetos de acesso ao terreno e espaços comuns, com o desenvolvimento de uma praça junto à edificação administrativa, rampas de acesso, estacionamentos, áreas técnicas, paisagismo, identidade visual e sinalética. Um projeto onde a rocha de basalto, o concreto e o metal se misturam em composição com a vegetação e paisagem local. Cada elemento pensado com o cuidado de destacar a beleza natural dos materiais e do contexto nativo do projeto.

Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Jardim
© Marcelo Donadussi

A ideia geral de implantação foi guiada pela intenção de otimizar o espaço do terreno acidentado, aproveitando ao máximo o potencial natural do local, de forma a intercalar espaços de estar e passagem, criando um ambiente inspirador, confortável e receptivo para quem chega no complexo fabril. O projeto se desenvolve entre o pavilhão industrial, no topo do lote, e a RS-122, na parte mais baixa do terreno. Entre estes dois pontos extremos foram criados diferentes patamares, entremeados com taludes rochosos, destacando os espaços e evidenciando a paisagem natural.

Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Jardim, Terraço
© Marcelo Donadussi
Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Imagem 26 de 34
Implantação
Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior
© Marcelo Donadussi

A praça principal foi disposta junto à administração da empresa, na área mais alta e nobre do terreno, com a intenção de configurar o espaço como uma esplanada e valorizar a edificação de vidro. A pavimentação em basalto serrado diferencia as áreas de estar da via de circulação de automóveis e o espelho da água enquadra a vista panorâmica da região. Muros de taipa em pedra de basalto do local, seguem o terreno criando um desenho expressivo que enquadra a paisagem, destacando a vida dos elementos naturais por entre os materiais edificados brutos. São configurados dentro do terreno acidentado diferentes patamares, entrelaçados por estares e percursos, conformando o desenho da grande base em pedra onde repousa a grande edificação industrial.

Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Jardim
© Marcelo Donadussi

Ponto focal do projeto, o espelho d'água fica encaixado entre duas escadas de acesso do nível inferior, criando um limite entre as duas praças, tirando a necessidade de um guarda corpo e ampliando a visão da paisagem circundante. Na praça central, uma seleção de Mesas Semente compõem o espaço atuando como objetos escultóricos, ricos em detalhes, de materialidade e tonalidades nativas da região. Junto da esplanada principal entre a via de acesso e o grande talude, fica uma praça mais reservada, sob a sombra de uma grande cerejeira. O espaço é delimitado por uma mureta contínua como um grande banco linear entre os canteiros, complementado pelas Mesas Semente, linha de mobiliário também desenvolvida pelo naE. Os bancos fornecidos pela Metalco se integram com a cor da vegetação e oferecem maior conforto e aconchego com assentos de madeira e estrutura seguindo a coloração preta das placas de sinalização.

Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior
© Marcelo Donadussi
Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior, Cerca
© Marcelo Donadussi
Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Imagem 28 de 34
Pavimentação

A pavimentação e sinalização do projeto é regrada dentro de elementos chave: os pisos de basalto serrado e sarrafeado são usados nas áreas mais nobres, e o bloco de concreto - mais robusto, nas vias de passagem. Os elementos de sinalética e grelhas de drenagem compartilham de uma mesma paleta de materiais, tons e formas, com a finalidade de manter o projeto conciso. A modularidade dos elementos foi pensada desde a concepção da obra, otimizando o uso dos materiais e propiciando melhor acabamento final dos componentes.

Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior
© Marcelo Donadussi
Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Imagem 27 de 34
Corte
Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior
© Marcelo Donadussi

Sinalética e identidade de marca foram elementos também criados pelo naE. Compostos por totens direcionais em basalto maciço e metal, placas de identificação dos espaços em chapa metálica e aplicação da marca em letra caixa metálica, os elementos são aplicados nos muros e taludes de pedra e mantém a mesma linguagem em todos as peças - robustos, mas delicados. À noite as informações são iluminadas por pontos no piso, ou, no caso da logomarca, por iluminação embutida.

Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Exterior
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Flores da Cunha, RS, 95270-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental " 31 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006202/esplanada-tka-nucleo-de-arquitetura-experimental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.