Ponte Praça / KILD

Ponte Praça / KILD - Fotografia de Exterior, Corrimão, JardimPonte Praça / KILD - Fotografia de Exterior, VigaPonte Praça / KILD - Fotografia de Exterior, Corrimão, VigaPonte Praça / KILD - Fotografia de ExteriorPonte Praça / KILD - Mais Imagens+ 16

Kaunas, Lituânia
  • Arquitetos Responsáveis: D.Daunys, P.Išora Lozuraitis, V.Ksnelashvili
  • Consultoria Estrutural: TEC Infrastructure
  • Cidade: Kaunas
  • País: Lituânia
Mais informaçõesMenos informações
Ponte Praça / KILD - Fotografia de Exterior, Viga
© Lukas Mykolaitis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Bridge-Plaza é uma ponte recém-concluída para pedestres e ciclistas que liga o centro antigo da cidade de Kaunas ao icônico Nemunas Island Park. O projeto faz parte de um masterplan mais amplo que se estende até as áreas industriais na margem esquerda em Aleksotas, e os distritos inferiores de Freda, incluindo a futura grande ponte de pedestres, o Centro Nacional de Ciência e Inovação e a Sala de Concertos M.K Ciurlionis. A já concluída Bridge-Plaza e a futura ponte com espaços públicos integrados à beira do rio conectarão os importantes desenvolvimentos do centro da cidade de Kaunas, como o centro histórico, a Ilha Nemunas e a nova cidade.

Ponte Praça / KILD - Fotografia de Exterior
© Lukas Mykolaitis
Ponte Praça / KILD - Fotografia de Exterior, Orla
© Lukas Mykolaitis
Ponte Praça / KILD - Imagem 15 de 21

As pontes para pedestres e ciclistas se integram à cidade histórica e à paisagem, aumentando a conectividade e criando um espaço urbano atraente com seus elegantes arcos curvos. O projeto está situado sobre o Canal Nemuno e seus dois pontos de contato são os princípios essenciais do projeto.

Ponte Praça / KILD - Fotografia de Exterior
© Lukas Mykolaitis

A Bridge-Plaza não é apenas uma infraestrutura entre as margens, mas um corpo que está firmemente integrado ao local e ao seu contexto - ao mesmo tempo, em que conecta o tecido urbano, ela também configura o espaço público na entrada do parque, conectando a construção com o ambiente natural. O espaço é também um lugar encantador para estar e se aproximar da água.

Ponte Praça / KILD - Fotografia de Interiores, Concreto, Viga
© Lukas Mykolaitis
Ponte Praça / KILD - Imagem 18 de 21

A composição aprimora a estrutura histórica da interseção radial, onde os fluxos das ruas da cidade antiga do século XV e os calçadões da cidade nova do século XIX se encontram em um ponto, e a nova intervenção leva os visitantes ao Island Park. A fachada curva de um icônico edifício modernista do período entre guerras do século XX se desdobra como uma peça central e um marco da praça recém-formada.

Ponte Praça / KILD - Fotografia de Exterior
© Lukas Mykolaitis

O projeto amplia a presença da rua King Mindaugas, criando uma generosa praça aberta (um portão público) como um gentil convite ao Island Park e ao futuro complexo. A ponte afunila no centro e conduz suavemente os visitantes à parte natural da cidade, onde a pegada estrutural da ponte é mínima, respeitando a autenticidade da Ilha Nemunas e suas características naturalistas não urbanizadas.

Ponte Praça / KILD - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Lukas Mykolaitis
Ponte Praça / KILD - Fotografia de Exterior, Corrimão, Viga
© Lukas Mykolaitis

A ponte tem 75m x 57m de comprimento e 7m de largura e acomoda a circulação mista de ciclistas e pedestres em ambos os lados. A estrutura principal é de concreto armado, enquanto as passarelas são revestidas com uma base de epóxi com cobertura de brita microgranítica combinada com placas de granito escuro. O sistema do guarda-corpo tem longa durabilidade com barras de metal galvanizado, apoios em alumínio anodizado e detalhes finais em aço inoxidável, onde a iluminação do guarda-corpo também está integrada.

Ponte Praça / KILD - Fotografia de Exterior, Corrimão, Jardim
© Lukas Mykolaitis

A Bridge-Plaza é uma estrutura híbrida que funciona tanto como uma ponte que conecta áreas divididas pelo rio quanto como um espaço público onde as pessoas podem se envolver com a cidade e seu entorno natural. Ela serve como uma junção e também como um local para vivenciar o ambiente urbano e a natureza próxima.

Ponte Praça / KILD - Fotografia de Exterior, Orla, Viga
© Lukas Mykolaitis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kaunas, Kaunas City Municipality, Lituânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Ponte Praça / KILD" [Bridge Plaza / KILD] 02 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005975/ponte-praca-kild> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.