Centro Social Veterinário Pako Street / Mert Uslu Architecture

 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Interiores Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Interiores Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Exterior Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  29916
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daikin, EGE, Kale, Novawood, Weber
  • Equipe De Projeto: Mert Uslu, Nilay Özcan Uslu, İmge Yurtseven Koç, Farida Rashidova, Melek Güneysu, Merve Çelik
  • Cidade: Gökdere
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Exterior, Janela
© Zeren Yasa, Mehmet Yasa

Descrição enviada pela equipe de projeto. As práticas realizadas na Turquia em relação a animais de rua são focadas principalmente em fornecer cuidados essenciais para os abandonados, feridos, doentes, deficientes ou desamparados, com a intenção de devolver esses animais ao seu ambiente natural após o tratamento. Com a disposição espacial dos espaços abertos e fechados focando na interação entre humanos e cães, ao mesmo tempo em que reforça o tema da adoção, esta instalação está localizada em um terreno de 110.000 m2 no distrito de Gökdere, em Izmir. Sendo a primeira de seu gênero, ela foi projetada não apenas como um centro temporário de cuidados, mas também como um centro de reabilitação baseado na interação entre humanos e cães, proporcionando um espaço que promove a ideia de reabilitação recíproca e pode ser visto como um local alternativo para famílias passarem um tempo de qualidade e reforçar a interação humano-cão.

 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Interiores
© Zeren Yasa, Mehmet Yasa
 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Imagem 20 de 28
Planta - Térreo
 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Interiores
© Zeren Yasa, Mehmet Yasa

Os abrigos estão localizados ao longo das bordas norte e sul do terreno e são separados pela zona central que contém um anfiteatro aberto, unidades administrativas e abrigos para filhotes e cães de raça pura. As unidades de serviços veterinários, uma unidade de quarentena e um abrigo para cães agressivos estão localizados na extremidade leste do terreno. Essas unidades de abrigo, que formam a base do projeto, foram criadas para resolver os problemas que muitos abrigos enfrentam em relação à higiene, segurança, acessibilidade e falta de espaços verdes, com ambientes abertos e confortáveis que incluem áreas vegetadas e áreas com terra, integrando ainda mais o projeto com a paisagem circundante.

 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Exterior
© Zeren Yasa, Mehmet Yasa
 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Imagem 19 de 28
Planta - Situação
 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Exterior
© Zeren Yasa, Mehmet Yasa

O desenho e a disposição espacial das unidades de abrigo foram desenvolvidos a fim de criar salas suficientemente espaçosas, com luz natural e ventilação, sistema automático de rega e elementos transparentes verdes e azuis. Além disso, as telas metálicas que revestem as fachadas do eixo de circulação interno fornecem e reforçam as conexões visuais, não apenas entre os visitantes e os cães, mas também entre os próprios animais.

 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Zeren Yasa, Mehmet Yasa
 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Imagem 21 de 28
Elevações
 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Zeren Yasa, Mehmet Yasa

A fim de criar entradas e saídas seguras para as acomodações que serão fornecidas ao pessoal responsável pelo cuidado dos cães, os acessos foram projetados em duas seções. Dentro da área destinada ao uso administrativo, espaços adicionais dedicados a seminários educativos e workshops sobre cuidados e adoção de cães também foram incluídos no projeto. Além disso, instituições educacionais especializadas em trabalhar com crianças com deficiência também poderão aproveitar as oportunidades de interação humano-cão para atividades de reabilitação oferecidas no centro. As paredes de concreto expostas que servem como elementos de sombreamento e de exposição são adicionadas aos abrigos localizados na ala leste do anfiteatro central e terão informações sobre os cães residentes e suas raças, fornecendo ao visitante interessado em adoção informações essenciais sobre os aspectos físicos e características comportamentais de cada raça.

 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Zeren Yasa, Mehmet Yasa

Além disso, o anfiteatro localizado no centro do projeto é o ponto focal de todo o complexo e oferece aos visitantes a oportunidade de passar um tempo e interagir com os cães que estão considerando adotar. De acordo com todos os parâmetros de projeto e com a intenção de devolver esses animais ao seu ambiente natural após o tratamento, o desenho ambientalmente integrado do Pako Street tem como objetivo ser um precedente para futuras instalações.

 Centro Social Veterinário Pako Street  / Mert Uslu Architecture - Janela, Fachada
© Zeren Yasa, Mehmet Yasa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gökdere, Bornova, İzmir, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: " Centro Social Veterinário Pako Street / Mert Uslu Architecture" [Pako Street Animal Social Life Campus / Mert Uslu Architecture] 17 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005272/centro-social-veterinario-pako-street-mert-uslu-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.