Edifício Onze22 / Triptyque

Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada, CorrimãoEdifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Onze22 / Triptyque - Mais Imagens+ 20

São Paulo, Brasil
  • Cliente: Idea!Zarvos
  • Autores: Gui Sibaud, Olivier Raffaëlli, Carol Bueno, Greg Bousquet
  • Coordenação: João Vieira, Renata Cupini, Julio Prieto
  • Equipe De Projeto: Larissa Higa, Victor Hertel, Marina Olivi, Natália Shiroma
  • Paisagismo: Rodrigo Oliveira
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Maíra Acayaba e Edu Castello

Descrição enviada pela equipe de projeto. A TRIPTYQUE Architecture apresenta o Onze22, um edifício residencial que transcende a clássica torre em bloco a partir de um conjunto de lajes suspensas sobrepostas, intercaladas com paredes de vidro. Devido ao fato de essa estrutura enquadrar a paisagem urbana em 360 graus, o Onze22 promove total fluidez entre o exterior e o interior. Esse design convida os usuários a se relacionarem com a cidade não como algo que está do lado de fora - aqui, a vista compõe os espaços como se fosse parte da decoração.

Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela
© Maíra Acayaba e Edu Castello

"Cada ponto da varanda convida você a observar São Paulo, proporcionando vistas infinitas e, nos cantos, a possibilidade de deixar o olhar ir em diferentes direções", conta Gui Sibaud, sócio-fundador da agência TRIPTYQUE, que desenhou o projeto.

Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Maíra Acayaba e Edu Castello

A pele transparente do edifício garante que os espaços dos estúdios e apartamentos sejam banhados por luz natural. Uma varanda coberta os envolve totalmente, ampliando os espaços e garantindo proteção contra o excesso de sol.

Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maíra Acayaba e Edu Castello

Quarto projeto do TRIPTYQUE para a IdeaZarvos! na Vila Madalena, em São Paulo, o Onze22 parece emergir de um cinturão verde, como se fosse uma árvore viva dominante.

Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maíra Acayaba
Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maíra Acayaba

O edifício está "plantado" na Rua Agissê 287, próximo a uma grande praça arborizada, e manifesta o ativismo da agência franco-brasileira por um novo pacto entre a natureza e a cidade. No térreo do empreendimento, composto por duas torres (casa e estúdio), os pilares de 6m de altura facilitam o diálogo com o entorno.

Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maíra Acayaba

"Os pilotis permitem uma transição suave e difusa entre o público (a rua) e o privado", explica Olivier Raffaëlli, sócio fundador da TRIPTYQUE.

Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada, Corrimão
© Maíra Acayaba e Edu Castello
Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Interiores, Vidro, Fachada, Corrimão
© Maíra Acayaba

O paisagismo, projetado por Rodrigo Oliveira, estende a vegetação exuberante da praça vizinha para o terreno em um exercício de continuidade. Esse jardim tropical envolve as áreas comuns - também totalmente envidraçadas - de um edifício sem cercas, cuja geometria original dificulta a diferenciação entre a fachada e os fundos do prédio (no Onze22, todos os lados são fachadas).

Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
© Maíra Acayaba e Edu Castello

Os primeiros andares têm vista para a praça e, dos andares superiores, o panorama aberto do bairro oferece vistas de tirar o fôlego da paisagem circundante.

Edifício Onze22 / Triptyque - Fotografia de Interiores, Fachada, Balcão, Terraço
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Onze22 / Triptyque" 20 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005041/edificio-onze22-triptyque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.