Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli

Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, Janela, CostaCreche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCreche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, JanelaCreche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, PilarCreche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Buzzo Spinelli
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1322
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aldo Amoretti
  • Arquiteto: Buzzo Spinelli
  • Cidade: Bonifacio
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, Janela, Costa
© Aldo Amoretti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aninhada no coração da cidade milenar de Bonifácio, França, a creche Montlaur faz parte do patrimônio militar, geológico e sedimentar da cidade. Cercado por muros, passarelas e fortificações, o planalto de calcário recebe hoje uma nova camada em sua história. As cidades sempre souberam se reconstruir. O antigo distrito militar de Montlaur não é exceção e acaba de se abrir para sua conversão. Três moinhos de vento de calcário se erguem na paisagem. Com essas torres genovesas, a força física poderosa é enfatizada. O símbolo do claustro se destaca e, com sua forma quadrilateral, abriga um jardim interno delimitado por galerias.

Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, Costa
© Aldo Amoretti
Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Imagem 17 de 26
Planta - Situação

O concreto de cal, um material experimental, remete à identidade da cidadela e suas muralhas. Como o concreto romano, sem cimento ou reforço, ele perpetua o fenômeno da estratificação geológica. A compactação artesanal nos lembra a aspereza e as camadas horizontais do penhasco de calcário. A composição dos concretos foi minuciosamente testada, prototipada e ajustada para obter o desempenho e a estética corretos. O resultado final integra os agregados de calcário do local e a aglutinante de cal, que constitui o DNA da cidade e era anteriormente produzida nos fornos de Bonifácio.

Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aldo Amoretti
Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aldo Amoretti
Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Imagem 19 de 26
Planta - Térreo

A creche Montlaur cria uma poderosa relação física e cromática com o local em que está ancorada. O lugar é como um território de experimentação com as ferramentas utilizadas, as técnicas implementadas e a coordenação entre construtores, engenheiros e até especialistas em cal. Aplicações ancestrais comprovadas, aliadas a uma abordagem científica, estiveram no centro da estratégia de construção. O concreto de cal compactado em fôrmas de madeira, o telhado de ardósia de Gênova e até mesmo o trabalho em madeira de lariço (pinheiro endêmico da Córsega) apresentam a história genovesa da cidade.

Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aldo Amoretti
Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Aldo Amoretti

Ao mesmo tempo, esses ativos trazem sua própria parcela de complexidade na aplicação de técnicas artesanais e matérias-primas que, por sua vez, não se encaixam em qualquer lógica econômica nos dias de hoje. No entanto, a ausência de transporte, importação ou extração de materiais constitui uma economia em benefício do trabalho tradicional. Resgatar essas técnicas elementares e ancestrais, como a configuração do espaço, materialidade, espessura da fachada ou inércia da construção, torna possível oferecer novamente opções promissoras de resfriamento do ar com eficiência energética.

Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Pilar
© Aldo Amoretti
Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Interiores, Vidro, Janela
© Aldo Amoretti

Esses processos são complementados por espaços com duas fachadas - com vista para a cidade de um lado e vista para o pátio interno do outro - além da instalação de poços mediterrâneos, do sistema de aquecimento no piso baseado em uma caldeira de pellets de madeira, paredes de tijolos com reboco de cal, isolamentos e persianas biossustentáveis. O microclima do jardim interno completa a composição passiva do volume com seu gramado e amoreiras, que garantem conforto térmico ao ar livre, gerando sombra no verão e permitindo a passagem da luz no inverno. Essas aplicações passivas não são mais determinadas por sistemas mecânicos e novamente se tornam parte dos fundamentos da arquitetura, focadas especificamente no conforto térmico do corpo humano.

Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aldo Amoretti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bonifacio, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche em Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli" [Nursery in Montlaur Bonifacio / Buzzo Spinelli] 04 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004919/creche-em-montlaur-bonifacio-buzzo-spinelli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.