Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura

Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, EscadaRenovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaRenovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de InterioresRenovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de InterioresRenovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Lioz Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, Cortizo, Faro , GSI, Perfect Wood, Superbotânica
  • Arquitetos Líderes: André Rodrigues Costa e Marina Malagolini
  • Engenharia: Neoget
  • Construtora: BWA
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Lisboa, é impossível estar desvinculado da topografia e da paisagem por esta definida. De quem desce a colina de São Vicente, a Rua Washington é resultante dos constrangimentos de uma malha urbana reticular em confronto com um acidente geográfico na chegada a Santa Apolónia. A sul, o rio, surge pontualmente como vazios na paisagem urbana densamente edificada, por quarteirões, escadarias íngremes e lotes extensos, acomodando-se suavemente a cada curva de nível. É num destes vazios, numa curva apertada, que inerte e expectante encontramos o número 46.

Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Francisco Nogueira

Construído no final dos anos 30, este edifício de habitação apresenta uma tipologia que reúne os ambientes nobres junto ao alçado frontal, orientado a norte, e os ambientes técnicos junto ao alçado tardoz, orientado a sul, distribuídos por cinco pisos. As varandas, estruturas em sistema de abobadilha de tijolo a cutelo sobre perfis metálicos, vinculadas às áreas técnicas, parecem ignorar o potencial contemplativo de um “mar” que se apresenta sem qualquer obstáculo visual, encerradas em si mesmas por marquises em alumínio, de forma a ampliar o espaço coberto da casa que, invariavelmente, seja pela salubridade ou reduzida dimensão, transformaram em espaço de arrumos.

Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira
Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Porta
© Francisco Nogueira

Apesar de se enquadrar numa tipologia de edifício residencial de arrendamento, com as divisões típicas do sistema de alvenaria portante e pisos em estrutura de madeira, eram desde já evidentes gestos que pretendiam quebrar com o paradigma construtivo vigente, com a inserção do betão armado nos pisos das cozinhas e casas de banho, ou mesmo com a inesperada generosidade espacial da escada de circulação interna, que desde cedo nos interessou manter.

Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira
Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Imagem 25 de 32
Planta Piso Térreo
Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada
© Francisco Nogueira
Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Imagem 32 de 32
Corte
Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Neste contexto, a intervenção buscou potencializar a relação do edifício com o entorno, naquilo que o torna mais peculiar: o rio; numa estratégia simples de inversão da distribuição tipológica dos ambientes internos, atribuindo à fachada tardoz uma nova função, fulcral, na vivência do apartamento. Para isso os ambientes sociais foram integrados num espaço contínuo, conectado à nova varanda, que apresenta na projeção da antiga escada de salvação, um promontório voltado à paisagem. As instalações sanitárias ocupam o quarto interior, originando uma nova tipologia T2 com suíte. No último piso, o espaço do sótão foi incorporado ao ambiente social, com a criação de um mezanino para sala de estar, quarto e casa de banho.

Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira
Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia
© Francisco Nogueira

A manutenção dos vãos da fachada frontal, da estrutura da escada principal, de grande parte das alvenarias internas e da tipologia das portas (ainda que redesenhadas), contrapõe com os novos elementos que, ainda que discretos, se apresentam de forma singular, soltos das alvenarias, tais como a escada de acesso ao mezanino, a ilha das cozinha, as superfícies em painéis pivotantes, entre outros. A pedra e a madeira, na sua forma mais crua, foram os materiais elencados para esta intervenção, em comunhão com a cor dourada dos elementos metálicos, como símbolo da conexão do edifício com a paisagem ensolarada.

Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Para a fachada tardoz, alvo de maior intervenção, foram propostos novos caixilhos pivotantes, tão leves quanto possível, ampliando a relação entre o espaço interior e exterior. Na lateral, a empena aguarda, expectante, um novo edifício que com um gesto de extrema delicadeza possa fechar a longa frente edificada, demarcando aquele enquadramento, aquele promontório natural, que só quem desce a Rua Washington é capaz de contemplar.

Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Washington 46, 1170-394 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação do Edifício W46 / Lioz Arquitetura" 05 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004887/renovacao-do-edificio-w46-lioz-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.