Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI

Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Exterior, FachadaBase de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaBase de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Corrimão, JanelaBase de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, CadeiraBase de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Progres Architekti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  437
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Batima, Hörmann Tore, Liapor, Lindab, Sklomont
Mais informaçõesMenos informações
Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Exterior
© Alex Shoots Buildings

Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante a preparação do projeto, descobrimos que, ao contrário do exterior, a maioria dos edifícios técnicos na República Tcheca é construída sem cuidado arquitetônico. Muitas vezes, existem edifícios distintos e caros sem um conceito e contexto, onde o potencial de revelar sua poética única foi perdido. Juntamente com os representantes do distrito Lysolaje da cidade de Praga, portanto, estabelecemos esta tese básica do projeto desde o início. Funcionalidade, veracidade, variabilidade, sustentabilidade, respeito ao ambiente, qualidade do ambiente interno e servir para educar se tornaram os principais temas, que amassamos ainda mais para obter um resultado equilibrado.

Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alex Shoots Buildings
Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Imagem 29 de 37
Axonométrica
Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Alex Shoots Buildings

Ajudamos a integração natural nos arredores ao embutir o volume baixo na encosta. Estabelecemos uma relação com os edifícios residenciais circundantes ao ritmar as fachadas e usar madeira na fachada principal. Sua superfície tranquila ganha vida durante a operação, onde o pulso da abertura e fechamento dos vários módulos confere ao edifício uma dinâmica única. A trama modular espacial da estrutura de concreto pré-fabricado atinge o nível máximo de variabilidade e nos permite colocar confortavelmente duas operações com diferentes requisitos. Ao mesmo tempo, nos permite responder às futuras mudanças nas demandas de forma flexível.

Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alex Shoots Buildings
Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Alex Shoots Buildings
Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Imagem 31 de 37
Planta Primeiro Pavimento
Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Janela
© Alex Shoots Buildings

A área técnica maior contém garagens para veículos de manutenção, armazenamento de materiais e um depósito interno. A área menor para a equipe tem requisitos significativamente diferentes em termos de tamanho do espaço, iluminação, acústica, temperatura interna e aparência. Portanto, a projetamos como uma caixa independente de construção leve pré-fabricada. Ela abriga vestiários com instalações, uma oficina, um escritório, armazenamento aquecido e um lounge, que também é usado durante os turnos noturnos de emergências devido à neve. Também usamos a construção leve para fornecer um volume separado para o apartamento do gerente no segundo andar, que oferece uma reserva para o futuro e pode ser ampliado sobre os módulos adjacentes. 

Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Exterior
© Alex Shoots Buildings
Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Imagem 33 de 37
Corte Longitudinal

O vazio espacial - o átrio de entrada - desempenha um papel crucial na forma como a casa funciona. Ele serve como uma ligação com a rua, a entrada principal e um nó de comunicação, cujo nível de abertura pode ser ajustado por grandes abas pivotantes. Sua pele de vidro ilumina o interior com luz difusa suave. É um ponto de encontro semi-privado onde a chuva cai, a grama cresce e os tomates são plantados. O uso de estruturas expostas e materiais sem camadas adicionais de revestimento destaca a expressão autêntica geral. Sempre pensamos em sustentabilidade e na responsabilidade de entrar no ambiente em que vivemos. Estabelecemos o conceito energético e ambiental em um momento em que esse assunto ainda não era tão socialmente relevante. Graças a isso, o edifício tem sido capaz de resistir à atual crise energética.

Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI - Fotografia de Exterior
© Alex Shoots Buildings

O edifício tem como objetivo se tornar uma inspiração para o público. O edifício público deve definir a tendência nas áreas de sustentabilidade, trabalho com energias renováveis, padrão do ambiente interno e materiais utilizados. Ao ser embutida no solo, a parte técnica não aquecida mantém uma temperatura estável e não congela. A parte aquecida é isolada no padrão passivo, o sistema de aquecimento é baseado em uma bomba de calor. Uma usina fotovoltaica com armazenamento de bateria é instalada no telhado do edifício para alimentar a casa e fornecer equipamentos de manutenção. A água da chuva é armazenada e reutilizada para manutenção e rega. Os telhados verdes melhoram o microclima, retêm água e suavizam o edifício. Todos os espaços internos são iluminados pela luz natural e todas as áreas habitáveis têm um alto padrão de acústica interna. A variabilidade no layout operacional e o uso de materiais duráveis estendem o ciclo de vida da estrutura.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Květová, 165 00 Praha-Lysolaje, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Base de serviços técnicos Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI" [Technical Services Base Lysolaje / PROGRES ARCHITEKTI] 02 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004534/base-de-servicos-tecnicos-lysolaje-progres-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.