-
Arquitetos: Estudio ODS Arquitectos
- Área: 290 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Estudio Peso Arquitectura
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção consistiu em reabilitar o antigo Tribunal Administrativo de Albufeira, com referência à sua construção original no terceiro quartel do Sec. XIX, adaptando o edifício a um Centro de Artes e Ofícios, dedicado a actividades de divulgação de artes, técnicas, saberes e produtos artesanais locais, integrando as componentes informativa, expositiva, formativa e de incubadora no âmbito da produção artística e artesanal local e regional.
Antes da intervenção o edifício encontrava-se desocupado e em mau estado de conservação. A intervenção pretendeu conciliar os valores patrimoniais, arquitectónicos e a memória do lugar com os actuais requisitos técnicos, de conforto e adaptabilidade funcional. A flexibilidade das novas salas de exposição e de trabalho permitem acolher uma diversidade de conteúdos e actividades ligadas às Artes e Ofícios do Município. Foram ainda introduzidos espaços de serviço, acessos com mobilidade assistida e um piso em mezanine em resposta aos novos requisitos programáticos e funcionais.
Foi criado um pátio no logradouro do edifício como elemento estruturante na articulação dos vários pisos do edifício garantido boas condições de iluminação e ventilação natural a todos os espaços do piso inferior. As madeiras, o tijolo pintado, a pedra calcaria local e as superfícies brancas texturas, assim como a gelosia que filtra a luz, procuram recuperar temas recorrentes da arquitectura mediterrânica com a necessária abordagem contemporânea.