Salão Boudoir / Macaw Studio

Salão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraSalão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de InterioresSalão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores, Sala de EstarSalão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraSalão Boudoir / Macaw Studio - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Macaw Studio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lucas Marco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Breton, Cortinato, DecorColors, Ecodecor, GRAPHISOFT, Lumavi
  • Arquitetos Líderes: Diego Medeiros de Souza, Margot Bacquerot
  • Equipe: Esther Lédio da Silva, Rogério Lopes Caetano, Débora Santos Vieira
  • Gerenciamento De Obra: Gustavo Franceschini - (GMF Execução e Gerenciamento de Obras)
  • Paisagismo: Fernando Medeiros (House Plants)
  • Marcenaria: Emerson (JN Movelaria)
  • Cidade: São José dos Campos
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Salão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Lucas Marco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Historicamente, a palavra francesa “Boudoir” se refere a uma antessala -de uso exclusivamente feminino- do quarto de uma senhora da alta classe, onde ela se banhava, se vestia e se preparava, com auxílio de outras mulheres. Traduzido para este salão de beleza contemporâneo, “Boudoir” representa em sua essência um local calmo, tranquilo e reservado onde clientes vem para se desconectar da rotina e aproveitar um agradável momento de relaxamento, embelezamento e cuidado próprio. O principal desafio foi descaracterizar a construção original com seus grandes volumes ortogonais e seu aspecto corporativo, porém minimizando intervenções estruturais pelo edifício ser alugado. A solução foi a criação de camadas sobre a fachada existente.

Salão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores
© Lucas Marco

No térreo uma contínua parede de cobogó em linha orgânica envolve o prédio, trazendo personalidade e suavidade para a fachada. A escolha do cobogó garante aproveitamento da iluminação e ventilação natural, ao mesmo tempo que controla a incidência de sol e privacidade. O cubo vazado, ou cobogó, é um elemento tradicionalmente brasileiro e sua escolha para o projeto também foi motivada pelo cuidado que o escritório tem em valorizar e utilizar materiais e tipologias locais em seus projetos.

Salão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Lucas Marco

No segundo piso a estrutura com malha metálica serve de suporte para o crescimento da vegetação, que com o tempo criará uma nova textura para as fachadas. Assim como o cobogó, permitirá a entrada de iluminação e ventilação natural enquanto garante privacidade aos ambientes superiores. A estrutura possui algumas aberturas estratégicas que preservam a vista para uma das maiores áreas de preservação ambiental da região, o Banhado. Internamente, a aplicação de formas curvilíneas e orgânicas somada a paleta de cores em tons terrosos, acabamentos naturais e aplicação da madeira proporcionam um sentimento de casa, resultando em um espaço aconchegante e convidativo para os usuários.

Salão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Lucas Marco

O partido adotado foi de estabelecer ambientes abertos e suaves que favorecessem o fluxo para as atividades do espaço. Os traços fluidos e orgânicos da fachada se repetem nos interiores, com portas, paredes curvas e principalmente cortinas ondulantes, que como protagonistas do espaço, proporcionam aconchego e leveza enquanto separam ambientes e atuam também como barreira acústica. No pavimento superior, em um espaço mais íntimo, ficam as salas de massagem, spa, ducha e o salão de cabelereiro. Adjacente ao salão fica o Bistrô, que conta com vista panorâmica contemplativa em um ambiente ao mesmo tempo acolhedor e arejado.

Salão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Lucas Marco
Salão Boudoir / Macaw Studio - Imagem 21 de 26
Planta - Térreo e 1° andar
Salão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores
© Lucas Marco
Salão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Lucas Marco

Participando deste projeto desde a concepção, branding, arquitetura e interiores, a Macaw Studio pôde explorar ao máximo as intervenções aplicadas no projeto com uma linha conceitual homogênea, criando uma identidade forte para a marca. O resultado foi impactante e realmente transformador, não apenas em sua estética, mas na essência do local e seu entorno.

Salão Boudoir / Macaw Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Arco
© Lucas Marco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Anchieta, 1128 - Jardim Nova America, São José dos Campos - SP, 12242-280, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salão Boudoir / Macaw Studio" 01 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003205/salao-boudoir-macaw-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.