Casa Trem / ARKITITO Arquitetura

Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, CadeiraCasa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação, Viga, PilarCasa Trem / ARKITITO Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Cotia, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Blocos e Lajes Itaim, Deca, Gerdau, Saltense Ladrilhos, Sander Inox, Sherwin-Williams, Tigre, Tramontina, Trimble Navigation
  • Arquiteto Líder: Chantal e Tito Ficarelli
  • Coordenação De Arquitetura: Stefano Fernandes
  • Arquitetos: Dayane Melo, Larissa Ragaini, Caroline Cursino, Stefano Fernandes, Laura Capelli, Claudia Piaia, Juliana Mariz e Luiza Abrahão.
  • Cidade: Cotia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ideias não surgem ao acaso. Este projeto, uma casa atelier para morada de um casal de artistas, começa com uma implantação: colocar a construção nas clareiras naturais do terreno de mata regenerada, no município de Cotia, limite urbano da cidade São Paulo.

Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Porta
© Fran Parente

Optou-se por uma construção plana, térrea, que facilita-se a interação das pessoas e transporte de peças e materiais das obras de arte. A leve topografia deixaria a casa elevada em alguns pontos, num misto de pé no chão e vistas aéreas da vegetação. Árvores delgadas e altas.

Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Fran Parente
Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Imagem 22 de 29
Planta - Térreo
Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta
© Fran Parente

As clareiras naturais alinhadas permitiam um volume único acompanhando este caminho orgânico. Mas no caso desta casa, orgânico reto: 4 volumes retangulares alinhados e levemente rotacionados unidos somente pelo piso, criando uma sequência de cheios e vazios. Nos cortes deste grande paralelepípedo, fechamentos de vidro evidenciando a ideia de solidez e leveza. Bruto leve.

Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Fran Parente

Um trem. Passa um trem la perto, que não é visto mas é ouvido pelo seu apito.

Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Fran Parente
Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Imagem 24 de 29
Corte longitudinal
Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Viga, Janela
© Fran Parente

Assim, definiu-se então estrutura: bases portantes em concreto, transversais aos volumes, como brotadas do chão, e acima delas duas vigas metálicas de 30cm que fazem todo o percurso de aproximadamente 50m. Um trilho que recebe lajes painel de concreto. A laje consegue sozinha vencer os balanços laterais do volume a fim de evidenciar a ideia de flutuação. Paredes estruturais de blocos de concreto de 20cm de larguras com ferragens e grauteadas que ajudam no esforço negativo da laje de cobertura.

Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Floresta
© Fran Parente

Internamente os blocos foram deixados aparentes, assim como a laje de cobertura e o piso de concreto de alta resistência. Os poucos pontos de revestimento foram feitos com ladrilho hidráulico em diferentes cores: pisos que marcam os eixos de rotação dos volumes com ladrilho rosado, e banheiros e lavanderia com azul e verde. Por fora, as caixas receberam pintura emborrachada escura que se junta aos caixilhos pretos. Uma grande volume que se faz presente na mata, mas não tira seu brilho.

Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Fran Parente

A natureza faz o equilíbrio térmico da casa: garante ar fresco que corre livres pelos volumes de 4m de pé direto nas épocas mais quentes, e a partes envidraçadas recebem especial insolação nas épocas frias e podem guardar seu calor. Inércia térmica garantida pela solidez do volume. A casa solta do chão evita o contato com a água da terra e permite e vida passar por baixo. Livre.

Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Fran Parente

Atelier, praça, sala, cozinha, solário, quartos, suíte. Um trem que se passeia por dentro.

Casa Trem / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Trem / ARKITITO Arquitetura" 16 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003108/casa-trem-arkitito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.