Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura

Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de InterioresApartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Mais Imagens+ 17

Vila Nova Conceição, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Raphael Briest
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Indusparquet
  • Interiores: Candida Tabet Arquitetura & Design
  • Construção: THM Engenharia
  • Iluminação: Estudio IX
  • Marcenaria: Marcenaria Embaúba and Marcenaria Plancos
  • Marmoraria: Marmoraria São Luiz
  • Ar Condicionado:: Logi Project
  • Cidade: Vila Nova Conceição
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, Janela
© Raphael Briest

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio para este apartamento original da década de 1980, de 350 m², foi criar soluções únicas num espaço pré-determinado, aproveitando suas potencialidades e materializando o estilo de vida lúdico de uma jovem família de 4 pessoas: 2 crianças pequenas, uma artista e um banqueiro, todos com interesses diversos e necessidades crescentes.

Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Raphael Briest

Uma das prioridades foi conceber um espaço amigável para as crianças, um lar cheio de diversão. Na área social, por exemplo, poucos móveis foram dispostos para possibilitar brincadeiras mais livres e articuladas à varanda, com vistas generosas para o Parque Ibirapuera. Além disso, as áreas de circulação e corredores são amplos e têm os cantos arredondados com painéis de madeira, tornando a volumetria confortável e segura.

Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Raphael Briest

O novo sistema de ventilação adotado em todo o apartamento exigiu que alguns pontos estratégicos do teto fossem rebaixados para vedar a tubulação, resultando em volumes pintados de cores vivas para enfatizar e valorizar essas saliências ao invés de tentar escondê-las. Na cozinha, por outro lado, essas tubulações ficaram aparentes e criaram um interessante contraste com aspecto industrial, junto com a bancada de pedra escura que foi pensada para que toda a família se reúna e interaja, incentivando as crianças a observarem os pais e aprenderem a comer com independência.

Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada
© Raphael Briest

Com muitas peças de design autoral por Candida Tabet, arandelas de grandes dimensões, feitas com gesso branco, adornam o teto e tornam a iluminação do living mais intimista, enquanto a escultura de luz “Boneco de Neve”, pertencente à “Coleção Astral”, cumpre a função de luminária de piso. A sala de jantar, por sua vez, recebeu o lustre “Stalactites”, criado com vidros reciclados da extinta marca Dominici, e que representa bem a personalidade dos moradores através de suas formas, cores e do processo criativo que ressignifica o descarte. No mesmo ambiente, a mesa “Quadrúpede”, o aparador e a cristaleira entre as portas de correr complementam essa composição de móveis exclusivos.

Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Raphael Briest

As obras de arte são uma verdadeira paixão da família e estão por todas as partes, através de quadros, esculturas, bonecos e outras miudezas. No escritório, cercado por estantes e objetos afetivos, uma longa e confortável mesa de ardósia foi projetada para todos os moradores trabalharem e estudarem juntos.

Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Raphael Briest
Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Raphael Briest
Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Imagem 22 de 22
Planta Baixa
Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Raphael Briest

Os desníveis entre os cômodos, característicos da arquitetura original, foram mantidos para aproveitar ao máximo o pé-direito. Com a sustentabilidade em mente, os ambientes investem em matérias-primas nacionais, como folha de madeira cumaru para os pisos e painéis das paredes e pedra ardósia para emoldurar a maioria dos aparadores, cristaleiras, escrivaninhas e o mobiliário dos banheiros. Vários estilos e camadas de tempo convivem de forma harmoniosa e alegre neste lar.

Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, Cama
© Raphael Briest

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Afonso Braz - Vila Nova Conceição, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Afonso Braz / Candida Tabet Arquitetura" 03 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001940/apartamento-afonso-braz-candida-tabet-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.