Casa X Alentejo / NTYPE

Casa X Alentejo / NTYPE - Fotografia de Interiores, JanelaCasa X Alentejo / NTYPE - Fotografia de Exterior, JanelaCasa X Alentejo / NTYPE - Fotografia de InterioresCasa X Alentejo / NTYPE - Fotografia de ExteriorCasa X Alentejo / NTYPE - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: NTYPE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  258
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yang Yang
  • Arquitetos Responsáveis: Joao Lemos, Yang Yang
  • Engenharia Estrutural: Fernando Campos
  • Contratante: MB.Econstrucoes
  • MEP & HVAC: Cetelmira / Certiterm
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa X Alentejo / NTYPE - Fotografia de Interiores, Janela
© Yang Yang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto situa-se numa zona rural da costa alentejana de Portugal, onde a construção em taipa tem uma longa história. O objectivo do projecto é criar um desenho contemporâneo e bem equilibrado, seguindo a rígida legislação local, adoptando métodos de construção tradicional e integrando-se na paisagem local. A arquitectura de um só piso coberto por uma cobertura inclinada que segue naturalmente a inclinação do terreno. Tendo em conta a diversidade de vistas a partir de diferentes perspectivas em torno da casa, a volumetria e composta por dois volumes arquitectónicos perpendiculares - um com programas sociais (cozinha, sala de jantar e sala de estar) e outro com programas privados (quartos e casas de banho) - cruzam-se entre si criando quatro pátios exteriores em quatro cantos respectivos:

Casa X Alentejo / NTYPE - Fotografia de Exterior, Janela
© Yang Yang

- O pátio Norte, virado para o montado de sobro, cria a entrada principal da casa, ligando-se a um chuveiro exterior onde o proprietário pode guardar as suas pranchas de surf e tomar um duche em contacto íntimo com a natureza antes de entrar na casa; - O pátio Este, junto à cozinha, onde o primeiro café da manhã pode ser apreciado com a luz do sol matinal; - O pátio Sul, com vista para as laranjeiras e para as colinas mais baixas, é criado um terraço de madeira de maiores dimensões com sombreamento onde podem ser acontecer eventos com convidados ou refeições ao ar livre; - O pátio oeste cria terraços privados para as duas suites de hóspedes com vista para outro montado de sobro no horizonte.

Casa X Alentejo / NTYPE - Fotografia de Interiores
© Yang Yang

Na intersecção dos dois volumes perpendiculares, existe um pátio central com uma oliveira antiga plantada sob uma abertura circular no telhado. O pátio é fechado por vidro, proporcionando luz natural e um ambiente especial à área central da casa, tornando-se o ponto focal dos interiores. 

Casa X Alentejo / NTYPE - Fotografia de Exterior
© Yang Yang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa X Alentejo / NTYPE" 30 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001694/x-house-alentejo-ntype> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.