Termas e Spa Alba / Hayball

Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de ExteriorTermas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de InterioresTermas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores, Sala de EstarTermas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores, Banheiro, CorrimãoTermas e Spa Alba / Hayball - Mais Imagens+ 36

Mais informaçõesMenos informações
Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores
© Willem Dirk Du Toit

 Alba é um empreendimento turístico duradouro de 15 hectares que tem o rejuvenescimento e o relaxamento como meta.

Aproveitando as plantas endêmicas únicas e a atmosfera mutável do ambiente da Península Mornington, o projeto reimagina o antigo terreno criando um destino imersivo de bem-estar composto por 32 piscinas geotérmicas, recursos hídricos e spas aninhados na paisagem das dunas terciárias.

Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Exterior
Cortesia de Hayball
Termas e Spa Alba / Hayball - Imagem 36 de 41
Planta - Localização

Aproveitando a inclinação natural do terreno, o volume principal emerge da suave ondulação do solo. A forma é caracterizada por concreto bruto, permitindo que as sensibilidades orgânicas da região sejam as protagonistas, cultivando um diálogo entre a forma construída e a paisagem. A textura em nervuras da fachada, o vidro bronze e os acabamentos metálicos agregam robustez e respeito ao ambiente natural. As paredes curvas de concreto expressam a pureza da forma, delineando os espaços e cortando a paisagem ao criar pátios profundos que trabalham com luz e sombra.

Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores, Banheiro, Corrimão
Cortesia de Hayball
Termas e Spa Alba / Hayball - Imagem 37 de 41
Planta - Térreo
Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores
© Willem Dirk Du Toit

Os espaços internos são uma continuidade do design minimalista. Formas simples e um motivo circular são adotados em todos os espaços e articulados com paredes curvas, janelas arredondadas e grandes claraboias que pontuam e iluminam o ambiente. Celebrando o processo de chegada, uma escada em espiral surge de uma piscina interna reflexiva como uma característica escultural e como um mecanismo para demarcar os espaços públicos e privados.

Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Willem Dirk Du Toit
Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores
© Willem Dirk Du Toit
Termas e Spa Alba / Hayball - Imagem 38 de 41
Planta - Primeiro Pavimento
Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores, Banheiro, Fachada, Pilar
© Willem Dirk Du Toit

A materialidade bruta é expressada através de uma parede marcante revestida em ladrilhos espanhóis feitos à mão, pilares de concreto e pisos que são suavizados pela madeira. Elementos da paisagem nativa, como nozes de goma de eucalipto e conchas do mar são referenciados na sala de relaxamento e nas salas de tratamento do Spa. O uso de materiais naturais e táteis, além da paleta de cores especificamente selecionada, fortalecem a conexão interior/exterior.

Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Willem Dirk Du Toit

Marcadas por um caminho de pedra sinuoso, as piscinas formam um conjunto de geometrias simples, permitindo uma navegação intuitiva, com dispersão e equidade de experiências, além de eficiência de operações e confiabilidade de materiais. Embora simples em formato, as piscinas são precisas em detalhes e posicionadas intencionalmente em relação à interação com topografia, vistas, plantas, estações e microclima, criando uma experiência única.

Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Corrimão
Cortesia de Hayball
Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Janela
© Willem Dirk Du Toit
Termas e Spa Alba / Hayball - Imagem 41 de 41
Planta do Térreo e Vista Axonométrica do Local

Nas dunas ondulantes, piscinas circulares intimistas são fixadas sobre as pontas douradas da grama do litoral enquanto a vegetação é embalada pelo vento. Ao redor da maior duna, as piscinas estão niveladas em torno de um recurso hídrico central. Seu fluxo é programado para imitar as marés enquanto sua geologia sugere uma permanência exposta sob a areia em movimento. Piscinas "botânicas" são ocultas em encostas, brincando com as linhas retas das pedras. Nas partes mais altas do terreno, as piscinas possibilitam a submersão do corpo inteiro protegendo do vento e facilitando a contemplação da paisagem. 

Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Hayball

O complexo se apresenta como um destino de bem-estar de padrão mundial com um diálogo entre arquitetura, paisagem e meio ambiente. A abordagem holística captura as complexidades ambientais do terreno e as qualidades fugazes da natureza para oferecer uma experiência sensorial de revigoramento.

Termas e Spa Alba / Hayball - Fotografia de Exterior, Aido
Cortesia de Hayball

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:282 Browns Rd, Fingal VIC 3939, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Termas e Spa Alba / Hayball" [Alba Thermal Springs and Spa / Hayball] 09 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000331/termas-e-spa-alba-hayball> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.