i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Iceberg, uma instalação que interage com a iluminação / ATOMIC3

Iceberg, uma instalação que interage com a iluminação / ATOMIC3

Iceberg, uma instalação que interage com a iluminação / ATOMIC3
Iceberg, uma instalação que interage com a iluminação / ATOMIC3, © Martine Doyon
© Martine Doyon

Arquitetura: Appareil Architecture 
Projeto de Iluminação: ATOMIC3 
Localização: Montreal, Quebec, Canada
Ano do Projeto: 2012
Fotografias: Martine Doyon 

© Martine Doyon © Martine Doyon © Martine Doyon © Martine Doyon +13

Direção Artística: ATOMIC3
Sound Design: Jean-Sébastien Côté
Projeto dos sistemas interativos: Philippe Jean / Les Ateliers Numériques
Coordenador Técnico - set: Guillaume Simard
Coordenador Técnico - som, iluminação, sistema interativo: Alexis Rivest

Instalação projetada e produzida com o apoio do Partenariat du Quartier des Spectacles.

http://vimeo.com/57142626

As estações não são mais o que costumavam ser, o clima da Terra está desregulado. As mudanças climáticas estão transformando a maneira que nos relacionamos com nosso mundo, nossa maneira de viver, incluindo a forma que experimentamos a cidade. Como será o inverno de 2013? Com chuva, nublado, com neve? Ninguém pode prever, mas uma coisa é certa: um vento ártico tem soprado através do centro de Montreal onde ATOMIC3 introduziu Iceberg:  uma instalação interativa e arquitetônica, com luz e som, que traz o inverno ao coração da cidade.

© Martine Doyon
© Martine Doyon

De Norte a Sul, a instalação segue a viagem de um iceberg, desde o seu nascimento nas águas do ártico para seu derretimento na costa sul. Conta com quatro esqueletos que representam o iceberg em quatro etapas diferentes da sua vida. As quatro etapas da vida: quatro formas e tamanhos diferentes, quatro espaços iluminados e, sobretudo, quatro paisagens sonoras diferentes.

© Martine Doyon
© Martine Doyon

Com séculos de idade, e por la forma do tempo e dos elementos, os icebergs fazem sons diferentes. Quando a água entra nas suas rachaduras e fendas resultam como órgãos de tubos gigantes, os tons de modulação e evolução fazem destes, monumentos de gelo que se derretem lentamente.

Inspirado neste instrumento maciço, Iceberg é uma série de arcos metálicos luminosos que produzem sons diferentes. Os arcos formam um túnel convidando os visitantes a entrar, escutar e tocar este órgão gigante, onde as notas e as viagens se acendem, sob paisagens musicais.

© Martine Doyon
© Martine Doyon

Quando os visitates exploram os arcos, sensores em seu interior detectam o movimento, provocando mudanças na iluminação e nos sons, dando vida ao Iceberg. Sozinho ou em grupo, caminhar por baixo do arco ou de pé em frente à um deles, cada visitante 'esquenta' o Iceberg, transformando sua essência do norte em uma sinfonia, tanto para os ouvidos e os olhos.

© Martine Doyon
© Martine Doyon

O tamanho e a forma das esculturas convidam a mente a flutuar pelo mar glacial, a medida que se move através da água e se derrete. Do mesmo modo, as diferentes paisagens sonoras proporcionam seu próprio acompanhamento à deriva gradual do iceberg em direção ao sul. Ao norte, os movimentos dos visitantes disparam sons da natureza, mas a medida que avançam através da instalação, os sons se tornam mais ricos e harmoniosos. A medida que o iceberg se desloca ao sul, mais próximo das costas habitadas, a música surge provocada pela atividade humana.

© Martine Doyon
© Martine Doyon

A viagem do Iceberg termina na esplanada da Plaza Des Arts, onde os pedaços de gelo flutuando ao pé de um penhasco são tudo o que resta. Neste caso, apenas as crianças podem entrar nos pequenos túneis, os transformando em caixas de música. As crianças, em suas brincadeiras inocentes, aquecem esses monstros de gelo, e e avisam barômetros das mudanças climáticas globais que estão por vir.

Iceberg ganhou o concurso Light Therapy de 2012, evento organizado por  Quartier des Spectacles Partnership de Montreal que consistia em instalações de luz interativas que incentivasse os visitantes a abraçar o inverno. Estará exposto a partir do dia 06 de Dezembro de 2012 até o dia 04 de Fevereiro de 2013.

Cita: Yávar, Javiera. "Iceberg, uma instalação que interage com a iluminação / ATOMIC3" [Iceberg, una instalación que interactúa con la iluminación / ATOMIC3] 02 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/94800/iceberg-uma-instalacao-que-interage-com-a-iluminacao-slash-atomic3>
Ler comentários