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Arquitectos: Studio Zermani e Associati
- Ano: 2012
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Fotógrafo:Mauro Davoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sansepolcro, a meio caminho entre Santiago de Compostela e Jerusalém, a cidade natal de Piero della Francesca, rodeada por montanhas na fronteira entre a Toscana e Umbria transferias pelo pintor para o seu epaço pictórico. Piero costumava observar a paisagem desde o seu interior: para ele, o fundo era importante, era um ponto de vista. O extraordinário uso da perspetiva na suas imagens impõe uma relação entre o olho, a arquitetura ou o monumento, e a paisagem com uma clareza didática. A paisagem de Sansepolcro é um lugar reconhecido já anteriormente descrito por Pliny: "Bonita, é a aparência da região: é possível imaginar um imenso anfiteatro, que apenas a Natureza é capaz de criar."
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O novo cemitério desenha um contorno retangular, incorporando o cemitério existente a Sul, e parcialmente a Norte, através de vários acrescentos, desde 1800 até à atualidade.
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O corpo perimetral, composto por tijolo, adapta-se à variação altimétrica que varia, de Este a Oeste, aproximadamente 10 metro, mas leva o topo do muro para uma única fachada. Desde o exterior, desenvolvido no lado maior de 150 metros lineares, o cemitério apresenta-se como uma base das montanhas. Podemos ver a base de apoio da montanha, pelo exterior, e interiormente podemos ver a paisagem e o ciclo.
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A grande cruz, uma passarela suspensa interior, onde as cinzas são depositadas no topo das laterais da base do perímetro. Com respeito às paredes envolventes, a cruz, vazia, exceto para os ossários é elevada, quase desmateriazada.
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