i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. CASALATA Habitação Social + Documentário / Ângelo Lopes, Helena Gomes, Lara Plácido

CASALATA Habitação Social + Documentário / Ângelo Lopes, Helena Gomes, Lara Plácido

CASALATA Habitação Social + Documentário / Ângelo Lopes, Helena Gomes, Lara Plácido
CASALATA Habitação Social + Documentário / Ângelo Lopes, Helena Gomes, Lara Plácido, © Lara Plácido
© Lara Plácido

© Lara Plácido

Projetada pelos arquitetos , Helena Gomes, e Lara Plácido,  o projecto CASALATA iniciou-se com uma curta-metragem. Debruçada na problemática do défice habitacional e nas carências dos bairros espontâneos de lata, o projecto evoluiu para uma estratégia arquitectónica viável, com capacidade de acção imediata no panorama da escassez de habitação em Cabo Verde.

© Lara Plácido

Objectivos
O problema da falta de habitação não se irá resolver de um dia para o outro, as famílias alojadas nas casas de lata continuarão a viver em condições desumanas por tempo indeterminado mesmo que todos os esforços governamentais se concentrem nesta problemática.
Este projecto tem como objectivo primordial melhorar as condições de habitabilidade das famílias mais desfavorecidas tal como um planeamento urbano, capaz de facultar uma vida mais digna.

A realização da curta-metragem CASALATA proporcionou-nos um contacto profundo com a dura realidade enfrentada pelos moradores das casas de lata/tambor. As condições desumanas encontradas nestes espaços, intensificada pela marginalidade sentida por quem não tem outra opção e vive na ilegalidade, levou a estruturar uma linha de acção dividida em três momentos:

© Lara Plácido
  • · Num primeiro momento, o objectivo é efectuar um levantamento dos métodos construtivos e da organização social deste processo urbano e enumerar os aspectos positivos encontrados, reutilizá-los como uma ferramenta válida na evolução do projecto de habitação social.
  • · Num segundo momento, depois do levantamento realizado, sugerir pequenas intervenções económicas que irão asegurar melhores condições de vida às famílias. Questões como o conforto térmico, ventilação dos compartimentos e iluminação dos mesmos podem ser significativamente mais eficazes.
  • · No terceiro momento, desenvolver um projecto de habitação social sustentado pelo conhecimento retido ao longo deste caminho. Este terá como estrutura base estratégias bioclimáticas e a educação habitacional e urbana, que consideramos indispensáveis para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.

 

Projecto de Habitação Social

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Coordenação do projecto CASALATA: Arqª. Lara Plácido
  2. Curta-metragem: CASALATA.
  3. Realizada por M_EIA - Instituto Internacional de Arte, Tecnologias e Cultura, com o apoio da Fundação Palmares
  4. Realizadores: Ângelo Lopes e Lara Plácido
  5. Assistente de direcção: Luís Carlos de Alencar e Rosalina Nhachote
  6. Direcção de Fotografia: Arilson de Almeida e Mamadou Diop
  7. Montagem: Edson Silva
  8. Técnico de Som: David Medina
  9. Projeto de Arquitetura: Arqº. Ângelo Lopes + Arqª. Helena Gomes + Arqª. Lara Plácido

 

Cita: Jorge Alves. "CASALATA Habitação Social + Documentário / Ângelo Lopes, Helena Gomes, Lara Plácido" 25 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/82632/casalata-habitacao-social-mais-documentario-angelo-lopes-helena-gomes-lara-placido>
Ler comentários

0 Comentários

···

Comentários estão fechados

Ler comentários