i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Loop / Pivot Creative

Loop / Pivot Creative

Loop / Pivot Creative
Loop / Pivot Creative, Cortesia Pivot Creative
Cortesia Pivot Creative

LOOP, criado pela designer Paula Colchero e o arquiteto José Subero, do escritório Pivot Creative, é um assento que reinventa o conceito de mobiliário urbano com uma presença leve e surpreendente. LOOP é descrito pelos designers como “uma grande tira de tecido que passa por um anel de suporte criando cinco aros que atuam como assentos”.

Cortesia Pivot Creative
Cortesia Pivot Creative

O objetivo é ajudar a fortalecer as conexões físicas e sociais nas zonas públicas adaptando-se à infraestrutura existente da cidade. A introdução de um objeto têxtil no espaço urbano é incomum e dá ao espaço um caráter flexível e associado aos espaços interiores. Os materiais utilizados geralmente são duros e frios, normalmente associados com a durabilidade e a resistência necessária para o espaço urbano. Graças às possibilidades que as novas tecnologias têxteis oferecem, novas opções podem ser exploradas. O LOOP nasce desta ideia e oferece uma experiência única de assento no espaço público com um aspecto que atrai a atenção e produz surpresa.

Cortesia Pivot Creative
Cortesia Pivot Creative

A estrutura deste projeto é simples na forma e também na produção. Os aros criados pelo tecido criam assentos para uma ou duas pessoas. Toda a estrutura está fixada em uma parte superior, o anel de ancoragem, que faz com que seja seguro de sentar. Os usuários individuais ou grupos podem desfrutar e relaxar. Além do aspecto lúdico, este assento suspenso também proporciona uma espécie de fronteira entre a pessoa sentada e o meio ambiente, a opção de retirar-se do cotidiano urbano intenso.

Planta
Planta

Os primeiros protótipos de LOOP foram desenvolvidos pelos designers em colaboração com a indústria local de Comines, França. “Esta foi uma oportunidade muito boa para conectar nossa ideia com a indústria têxtil francesa”, comentam.

O júri internacional do concurso FUTUROTEXTILES entregou ao LOPP o primeiro prêmio de alta tecnologia CETI em Inovação Têxtil

Cortesia Pivot Creative
Cortesia Pivot Creative

Os protótipos do LOOP estarão em exposição no edifício do CETI que acompanha a exposição FUTUROTEXTILES até dezembro de 2012.

Cita: Gutiérrez, Catalina. "Loop / Pivot Creative" [Loop / Pivot Creative] 15 Nov 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/80670/loop-slash-pivot-creative>
Ler comentários