JKC1 / ONG&ONG Pte Ltd

A residência está localizada em Bukit Timah, distrito de Cingapura. Uma cortina natural de exuberantes árvores tropicais circunda o local, enquanto seu terreno ligeiramente inclinado oferece uma localização ideal para a casa.

© Derek Swalwell

O eixo de entrada é adjacente a um dos lados mais longos da trama, o que permite uma jardim maior e uma piscina em frente da casa. A entrada conduz à parte de trás da casa onde a garagem está localizada, de forma discreta em relação ao exterior.

Planta térreo

Arquitetonicamente, o conceito geral era ser sutil, dando prioridade a natureza que circunda a casa. Sendo assim, o edifício oferece um ponto de vista ideal para desfrutar de uma vista panorâmica sobre a vegetação envolvente. Ao mesmo tempo, mistura-se no ambiente, absorvendo as seções de espaço verde para criar um jardim interno.

© Derek Swalwell

As linhas do edifício são predominantemente horizontais, equilibrando a verticalidade das árvores que circundam a periferia do lugar. Painéis de vidro retráteis ao lado da piscina abrem a casa para o exterior, ao mesmo tempo em que atentam à necessidade de privacidade.

© Derek Swalwell

Das áreas sociais do bangalô, podemos apreciar vistas panorâmicas sobre a vegetação circundante. A integração das áreas de estar e jantar, juntamente com a biblioteca, cria um espaço grande e unificado dentro do qual há infinitas escolhas para uma diversidade de interacções. A via de circulação e áreas de serviço se localizam na parte de trás do edifício, onde há também um quarto de hóspedes com casa banheiro privativo. Também há na parte de trás uma cozinha grande, que se estende por todo o comprimento da casa, tornando-se um local ideal para grandes encontros para cozinhar e comer. Áreas de serviços adicionais estão alojados diretamente abaixo da cozinha em um porão naturalmente ventilado.

Corte

Uma escadaria leva o térreo ao segundo pavimento, em duas alas, pouco antes do jardim de pedra através de filtros de luz no núcleo do edifício. Os quartos são posicionados entorno deste jardim interno, tornando-se assim um elemento central, como o coração simbólico do edifício.

© Derek Swalwell

Cada quarto é espaçoso o suficiente para acomodar closets, bem como os banheiros privativos; um quarto familiar e área de estudo formam um outro espaço comum. As respectivas varandas são fundidas em conjunto para formar uma borda longa e contínua em torno do perímetro do chão. Para manter a privacidade, sem subestimar a atmosfera aberta da varanda, espelhos d’água reflexivos são intercalados ao longo do caminho, também proporcionando a regulagem da temperatura.

Planta 2º pavimento

O acesso ao terraço de madeira é feito através de uma escada em espiral de chapas de aço. As texturas de materiais e cores misturam-se perfeitamente no panorama natural, criando um espaço confortável para reuniões sociais.

Uma das características principais e sustentáveis da casa é o uso dos balanços das lajes para proteger os espaços interiores de luz solar direta, ao mesmo tempo, proporcionando uma boa quantidade de iluminação natural. Além disso, painéis deslizantes de madeira na varanda do segundo andar também permitem a regulação de luz e sombra.

© Derek Swalwell

Uma estratégia de ventilação cruzada foi aplicada em todo o edifício para assegurar que a casa tenha circulação de ar suficiente para arrefecer os diversos espaços naturalmente. Os pequenos espelhos d’água no segundo andar também são fontes adicionais de resfriamento natural. Como resultado, o consumo de energia elétrica é reduzido sem comprometer as condições ideais para o conforto térmico.

© Derek Swalwell

A fachada é composta por uma seleção de materiais básicos, como concreto aparente, pedra e vidro. Aparentemente porosa e orgânica, a pele do edifício tem uma textura crua que contrasta com os acabamentos suaves utilizados no interior.

Embora a ideia original tenha se concentrado principalmente na estrutura acentuar seu ambiente natural, com o processo de concepção um equilíbrio único foi alcançado, onde a casa e a vegetação se complementam.

© Derek Swalwell

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ONG&ONG Pte Ltd
  • Ano: 2011
  • Área construída: 1997 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Equipe de Projeto: Diego Molina, Maria Arango

Informação Complementar:

  1. Engenharia Estrutural e Civil: J S Tan & Associates
  2. Engenharia Mecânica e Elétrica: Rankine & Hill (S) Pte Ltd
  3. Empreiteira Principal: Holden Tiling & Construction Pte Ltd

Sobre este escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. "JKC1 / ONG&ONG Pte Ltd" 08 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-79474/jkc1-ong-e-ong-pte-ltd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.