Casa Fez / Alvaro Leite Siza Vieira

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O arquiteto classificou esta obra como “o trabalho de sua vida”, já que consiste em uma residência criada para ele mesmo.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Com uma estrutura branca que se instala no sítio, juntamente com detalhes internos na cobertura, gera sensações ao visitante de interesse, assombro e contemplação, já que não busca conformar um espaço acolhedor, mas um espaço que se adapte ao seu estilo de vida.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A combinação da iluminação natural, os pisos em madeira branca e as esquadrias simples, fundem-se em uma simplicidade que se assemelha a uma galeria de arte.

A seguir, uma descrição da obra, nas palavras do arquiteto:

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O ato de fazer arquitetura requer necessariamente um cliente. Em certa etapa de minha carreira me dei conta de que para continuar meu caminho necessitaria exercer esta função.

A residência é como um laboratório de sonhos que representa motivos, ideias e tensões. As histórias e emoções condensam o simbolismo que representam as relações humanas.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Espaços de transição, pórticos, luzes, maçanetas, portas, varandas e até algumas pinturas e móveis sob medida, além de alguns mobiliários do século XIX de minha família, ajustaram-se perfeitamente ao ambiente da casa.

O projeto se desenvolveu como uma expressão de intenções paradoxais: casa-atelier, espaço interno-externo, sociais-culturais, privados-públicos, ócio-trabalho.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Os volumes organizam-se em seções verticais e horizontais, com o escritório virado para a rua; a garagem e a área de serviço conformando uma articulação e, finalmente, a residência relacionada ao jardim.

Uma piscina ocupa o sótão com as fundações. As áreas públicas e sociais localizam-se no nível superior.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

As fachadas expressam os espaços internos, em contraste com o piso superior. Neste caso, a agressão externa cria tensões simbólicas, como se estivessem sendo pressionadas de fora para dentro, reduzindo os volumes, e dando lugar a uma imagem figurativa.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A abstração geométrica rigorosa torna possível o desenvolvimento de um sistema de construção, em forma de losangos em ângulos diferentes, que conformam uma estrutura tridimensional, a qual por sua vez, deram as proporções corretas, horizontalidade e orientação.

vía Architecturetoday

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Alvaro Leite Siza
  • Ano: 2005
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Porto, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:


  1. Ano projeto: 2004 – 2005
  2. Ano Construção: 2006 – 2010

Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza . "Casa Fez / Alvaro Leite Siza Vieira" 06 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-78961/casa-fez-alvaro-leite-siza-vieira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.