Casa de Tijolinho / Studio MK27 – Marcio Kogan

© Nélson Kon

Para a casa de tijolinho foi feita uma solicitação incomum para o StudioMK27: os clientes queriam uma casa com cantos opacos, sem o encontro perpendicular de folhas de vidro. O resultado seria, de antemão, uma construção mais enclausurada do que a maioria dos projetos do escritório, que buscam a maior transparência possível, em todas as fachadas.

© Nélson Kon
© Nélson Kon

A menor dimensão do terreno era a frente dele. Optou-se então por uma implantação de um único volume perpendicular à rua, inteiramente voltado para a lateral. A fachada frontal é cega constituindo a “casa sem cantos de vidro” desejada pelo cliente. No térreo, olhando para a piscina e para uma grande varanda através de uma cortina de vidro de caixilhos deslizantes, estão a sala de jantar, a sala de estar e o escritório.

© Nélson Kon

No andar superior, também de fronte para um terraço descoberto, ficam os quartos. Toda a área privada da casa é protegida por painéis de brises tipo-camarão que podem ser totalmente abertos e conferem um aspecto mágico de uma parede de madeira que se dobra.

© Nélson Kon

Para a casa foi usado tijolos provenientes de demolição, que dão nome a casa. Os blocos antigos, reciclados, tem uma aparência mais rústica e mais robusta do que os produtos novos e a história do material está impregnada nele mesmo antes da casa ser usada.

© Nélson Kon

Além de preocupações em relação ao conforto ambiental, sempre presentes na história arquitetura moderna brasileira, como o sombreamento dos vidros com o uso de varandas e a proteção do sol com brises, a casa de tijolinhos incorpora preceitos mais tecnológicos como painéis de energia solar dispostos na cobertura.

Planta pavimento térreo
© Nélson Kon

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Marcio Kogan
  • Ano:
  • Área construída: 780 m²
  • Área do terreno: 960 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Tijolo e Madeira
  • Estrutura: Tijolo
  • Localização: São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. autor: marcio kogan
  2. co-autor: renata furlanetto
  3. colaborador: fernanda neiva
  4. co-autores de interiores: diana radomysler . renata furlanetto
  5. equipe: beatriz meyer . carolina castroviejo . eduardo chalabi
  6. eduardo glycerio . gabriel kogan . lair reis . maria cristina motta . mariana simas  . oswaldo pessano . samanta cafardo . suzana glogowski
  7. paisagista: renata tilli
  8. projeto estrutural:  leão e associados engenharia de estruturas
  9. construtora:  mvc engenharia
  10. engenheiro: luis esteves

 

 

 

 

 

 

conclusão:  janeiro ,2009

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita:Jorge Alves. "Casa de Tijolinho / Studio MK27 – Marcio Kogan" 15 May 2013. ArchDaily. Accessed . <http://www.archdaily.com.br/br/01-47784/casa-de-tijolinho-studio-mk27-marcio-kogan>
comments powered by Disqus