i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. Kisho Kurokawa
  6. 1972
  7. Clássicos da Arquitetura: Nakagin Capsule Tower / Kisho Kurokawa

Clássicos da Arquitetura: Nakagin Capsule Tower / Kisho Kurokawa

Clássicos da Arquitetura: Nakagin Capsule Tower / Kisho Kurokawa
Clássicos da Arquitetura: Nakagin Capsule Tower / Kisho Kurokawa, © Metalocus
© Metalocus

Dois núcleos centrais de concreto suportam as 140 cápsulas pré-fabricadas que configuram um dos poucos exemplares do metabolismo japonês. Cada cápsula mede 2,5 × 4 × 2,5 metros e contém os equipamentos básicos de uma habitação: cama, televisão, rádio, mesa de trabalho, armários, fogão, refrigerador e banheiro. A iluminação e ventilação é feita por uma janela circular central.

© flickr scarletgreen
Planta pavimento

Cada cápsula é conectada à estrutura principal através de apenas quatro parafusos de alta tensão, de modo a facilitar a substituição das unidades. Ambos núcleos centrais apresentam um elevador central, rodeado pela escada e seus três patamares por pavimento. O maior, ao qual leva o elevador, dá acesso a quatro cápsulas; os outros dois, a duas cápsulas cada. Desse modo, se formam linhas de cápsulas deslocadas um terço de nível entre si ao longo da sua composição vertical.

Construção
Corte A

Do centro de cada lado do núcleo central quadrado parte uma aba metálica saliente que leva consigo as instalações de abastecimento e serviços. Cada aba permite que duas cápsulas sejam conectadas a ela por pavimento. Na sua extremidade superior, cada núcleo torna-se o volume da caixa d’água. Ambos estão revestidos por placas onduladas de aço e são cortados obliquamente por uma mesma linha virtual superior, configurando dois volumes diagonais fisicamente separados, mas virtualmente e materialmente unidos.

© flickr pictureTYO
Isométrica cápsula

Em 2007, devido à falta de manutenção e ao corte do abastecimento de água ao edifício, seus moradores votaram por demolir o edifício e construir outro em seu lugar. A partir de então teve início uma crescente discussão a respeito da sua conservação, restauração e modernização, que levou à realização de um filme documentário sobre a obra.

 

 

O documentário inclui entrevistas a moradores, ao filho de Kisho Kurokawa, aos renomados arquitetos japoneses Arata Isozaki e Toyo Ito, além de outros personagens importantes para a discussão. O filme ainda contem material sobre a fabricaçãoe   instalação das cápsulas.

© Arcspace

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Kisho Kurokawa
  • Ano: 1972
  • Endereço: Ginza Tóquio Japão
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Ginza, Tóquio, Japão
  • Implantação no terreno: Isolado

Cita: Fernanda Britto. "Clássicos da Arquitetura: Nakagin Capsule Tower / Kisho Kurokawa" 27 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/36195/classicos-da-arquitetura-nakagin-capsule-tower-kisho-kurokawa>