Falece Manuel de Solà-Morales, o arquiteto que mudou a forma de pensar o urbanismo em Barcelona

Faleceu na madrugada do dia 26 para o dia 27 deste mês o arquiteto espanhol Manuel de Solà-Morales, cujas proposições, obras e pensamentos influenciaram de maneira decisiva o urbanismo contemporâneo de Barcelona.

Durante os anos anteriores aos Jogos Olímpicos de 1992, Solà-Morales propôs diversas intervenções na frente marítima que propiciassem a abertura de Barcelona ao mar. Na mesma época, junto a Rafael Moneo venceram o concurso para o centro comercial “L’Illa Diagonal”, uma obra que segundo Josep Maria Montaner, carrega um intenso contraste no qual a radical simplicidade do envoltório não reflete a grande complexidade da operação e a riqueza do seu interior.

Manuel de Solà-Morales pertencia a uma família dedicada à arquitetura. Era neto, filho e irmão de arquitetos. Seu pai, também Manuel, e seu irmão, Ignasi, prematuramente falecido em 2001, foram importantes para a arquitetura espanhola e mundial. E a próxima geração da família está seguindo os mesmos passos.

Lamentamos a perda de mais este ícone e agradecemos suas contribuições ao pensamento arquitetônico.

Sobre este autor
Cita: Igor Fracalossi. "Falece Manuel de Solà-Morales, o arquiteto que mudou a forma de pensar o urbanismo em Barcelona" 28 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-35384/falece-manuel-de-sola-morales-o-arquiteto-que-mudou-a-forma-de-pensar-o-urbanismo-em-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.