Casa AF / Studio Guilherme Torres

Uma arquitetura de acentuada volumetria, que aproveita a topografia do lote, utiliza estruturas racionais e aplica recursos econômicos. Com essa visão pragmática, mas também poética, o jovem arquiteto brasileiro Guilherme Torres mostra como a elegância pode ser simples e, por isso mesmo, bem-resolvida.

© Beto Consorte

“Less is more”, lema do mestre Mies van der Rohe ganha justa tradução neste projeto. Aproveitando a pronunciada inclinação do lote, a arquitetura de 600m² foi encaixada, como um cubo destampado, entre muros de 7,5m de altura, implantação ideal para a segurança e a privacidade da família, numa rua de considerável movimento, em cidade do interior do sul do Brasil.

© Beto Consorte

O declive permitiu a criação de dois andares, ambos organizados em torno do pátio aberto, com piscina. Ao nível da rua com acesso por uma discreta fachada limitada à entrada, ao muro e ao portão está a ala íntima com escritório e quatro suítes.

Planta Térreo

O subsolo abriga o setor social e de serviços num grande volume retangular, que percorre o terreno de ponta a ponta e se volta totalmente à área ao ar livre. Para obter luz natural em uma obra em parte subterrânea, domus estratégicos estão em toda a cobertura, suprindo a necessidade de luz artificial durante o dia.

Planta 2o.Pavto.

Madeira cumaru foi usada nos pisos dos quartos, enquanto os locais de convívio recebem cimento branco. Para atender os sempre numerosos convidados, os móveis são de grandes dimensões: só a mesa tem 7m e o sofá 10 de comprimento.

© Beto Consorte

O pano de fundo é o contraste entre o preto e o branco, em jogo cromático que se repete também na área externa. Ali aproveita-se toda a metragem disponível, sem jardins, apenas com palmeiras ao redor da piscina.

© Beto Consorte

Fiel ao espírito sustentável, a mesa de centro reúne paletes colhidos nas ruas, reciclados e unidos para criar uma generosa superfície de apoio, um detalhe simples e ao mesmo tempo, o objeto preferido dos moradores.

© Beto Consorte

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Studio Guilherme Torres
  1. Revestimentos: Madeira Cumaru , Petit Pavet, Castelato 1x1m
  2. Móveis (Living): Sandra Fuganti (Cadeira de madeira)
  3. Sofá, Mesa e cadeiras: Micasa
  4. Bubble Chair : Micasa
  5. Arco: Achille Castiglioni
  6. Cozinha: Elgin
  7. Texto cortesia: Studio Guilherme Torres

 

 

 

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa AF / Studio Guilherme Torres" 24 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-33490/casa-af-studio-guilherme-torres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.