i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arper relança Cadeira Bowl de Lina Bo Bardi

Arper relança Cadeira Bowl de Lina Bo Bardi

Arper relança Cadeira Bowl de Lina Bo Bardi
Arper relança Cadeira Bowl de Lina Bo Bardi, © Instituto Lina Bo e P. M. Bardi
© Instituto Lina Bo e P. M. Bardi

A marca italiana de mobiliário Arper colocou recentemente em produção a Cadeira Bowl de Lina Bo Bardi. O projeto pioneiro da arquiteta ítalo brasileira apresenta uma abordagem mais relaxada do “sentar-se” que era radical para a época em que foi originalmente lançada, em 1951. A reedição da cadeira - apresentada no Salone del Mobile de 2013 – é um testamento da visão da arquiteta.

A Arper trabalhou em parceria com o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi para produzir a cadeira, baseando-se no único protótipo original existente e em desenhos de Lina. A marca italiana compartilha da missão da arquiteta de colocar a pessoa no centro dos projetos, e de sua ideia do “homem como o objetivo final da arquitetura.”

Desenhos. Image © Instituto Lina Bo e P. M. Bardi Cortesia de Arper Exposição . Image Cortesia de Arper Exposição . Image Cortesia de Arper +24

Com sua cadeira, Lina buscava introduzir um modo flexível de se aproximar do objeto – uma cadeira que se adapta às pessoas, e não o contrário. “O que é novo nesta peça de mobiliário é o fato de que a cadeira pode se mover em todos os lados, sem qualquer intermédio mecânico, apenas através de sua forma esférica”, escreveu a arquiteta sobre a cadeira. 

Desenhos. Image © Instituto Lina Bo e P. M. Bardi
Desenhos. Image © Instituto Lina Bo e P. M. Bardi

A genialidade da Cadeira Bowl está em sua simples execução: composta por duas partes soltas – uma concha estofada sobre uma estrutura metálica – a assento permanece livre para se mover em todas as direções. É uma cadeira para viver, não apenas para se sentar, com o ser humano novamente no centro do pensamento da arquiteta. 

Cortesia de Arper
Cortesia de Arper

Produzida em uma edição limitada de 500 exemplares (com o estofado em couro preto e outras sete opções de tecido) parte dos lucros da venda das cadeiras será investida  em projetos sociais e culturais do Instituto Lina Bo Bardi.


Cita: Romullo Baratto. "Arper relança Cadeira Bowl de Lina Bo Bardi" 04 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/174087/arper-relanca-cadeira-bowl-de-lina-bo-bardi>
Ler comentários