i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Dinamarca
  5. Lendager Arkitekter
  6. 2013
  7. Casa Upcycle / Lendager Arkitekter

Casa Upcycle / Lendager Arkitekter

  • 18:00 - 1 Fevereiro, 2014
  • Traduzido por Isabela Costa
Casa Upcycle / Lendager Arkitekter
Casa Upcycle  / Lendager Arkitekter, © Jesper Ray
© Jesper Ray

© Jesper Ray © Jesper Ray © Jesper Ray © Polfoto +24

  • Equipe de Projeto

    Anders Lendager, Christopher Carlsen, Jenny Haraldsdottir, Rune Sode, Morten Bang, Ronnie Markussen, Anna Ziober, Hasse Schou
  • Empreiteiro

    Egen Vinding & Datter
  • Mais informaçõesMenos informações
© Jesper Ray
© Jesper Ray

Do arquiteto. A Casa Upcycle é um projeto experimental, que visa reduzir potenciais emissões de carbono através do uso de materiais de construção reciclados e upcyceld. No caso da Casa Upcycle, a redução foi de 86% em comparação com uma casa de referência.

Corte
Corte

Com o aumento do desempenho do edifício em relação ao consumo de energia operacional, o foco agora se voltou para as emissões de CO2 relacionadas com a construção.

© Jesper Ray
© Jesper Ray

Upcycling é o processo de conversão de resíduos materiais ou resíduos de produtos em novos materiais ou produtos de maior qualidade, resultando em uma redução na produção e, consequentemente, nas emissões de CO2.

© Jesper Ray
© Jesper Ray

Ao construir casas, é ambientalmente benéfico para pensar em termos de reciclagem de materiais, uma vez que os materiais já emitiram de CO2. É ainda melhor desenvolver processos onde o lixo ou materiais inúteis possam ser upcycled e reutilizados como novos materiais de construção de maior valor utilitário do que tinham originalmente.

© Polfoto
© Polfoto

Casa Upcycle. Realdania Byg (uma fundação dinamarquesa que promove a inovação e boas práticas no setor da construção) desenvolveu e construiu uma casa unifamiliar com Lendager Arquitetos chamada de Casa Upcycle transmitindo os princípios do upcycling usando um exemplo tangível e claro.

Isométrica
Isométrica

A casa é construída com materiais reciclados processados ​​e a Casa Upcycle investiga o quanto é realmente possível reduzir do rastro de CO2 através do uso de materiais upcycled na medida do possível.

© Jesper Ray
© Jesper Ray

A estrutura de suporte de carga consiste em dois contêineres pré-fabricados, enquanto o telhado e o revestimento da fachada são feitos de alumínio de latas recicladas de refrigerante. Os painéis da fachada são compostos por papel granulado reciclado pós-consumo, eles são prensados juntos e tratados termicamente. O chão da cozinha é revestido em azulejos feitos de sobras de rolhas de champanhe, e as telhas do banheiro são feitas de vidro reciclado.

© Jesper Ray
© Jesper Ray

Paredes e pisos são cobertos com painéis de OSBconsistindo de lascas de madeira que são subprodutos de vários locais de produção, prensados e sem cola. Os materiais reciclados não são muito visíveis e a casa não tem uma aparência reciclada - A casa funciona e se parece como uma casa contemporânea construída com materiais convencionais.

© Jesper Ray
© Jesper Ray

O trabalho inicial na Casa Upcycle aconteceu na oficina onde aberturas são cortadas para as janelas, e os contêineres foram equipados com encanamento e fiação para o banheiro e cozinha. Os contêineres só servem como o quadro construtivo da casa. Após a chegada no local em Nyborg, os contêineres são colocados de lado, moldando um espaço central, um espaço de jantar e o quarto principal.

Planta
Planta

Os dois contêineres são isolados do lado de fora, fazendo com que o quadro estrutural reciclado fique invisível. O resultado é uma casa de 129 metros quadrados projetada para ser o cenário ideal para a vida cotidiana de uma família. A casa dispõe de uma grande sala de estar ligada a uma espaçosa cozinha, um quarto principal, três salas menores, casa de banho, despensa e uma câmara de refrigeração passiva. Além disso a casa também está equipada com uma grande estufa ao lado da cozinha e um grande terraço voltado para o sul.

Anders Lendager (proprietário da Lendager Architects) comenta sobre os resultados do uso de materiais reciclados: "Inicialmente pensei que uma redução de 65% de CO2 era irrealista, mas quando realizamos o LCA (Avaliação do Ciclo de Vida) em todos os materiais ao longo de todo o projeto, descobriu-se que haviamos reduzido as emissões de CO2 associadas à construção em 86%, em comparação com uma casa de referência. Com isso em mente, estamos surpresos que ninguém mais esteja trabalhando nisso. Por que não é incluído em tudo o que fazemos como arquitetos? Por que não é incluído no código de construção que uma certa percentagem de materiais da construção têm que ser reciclada? "

© Polfoto
© Polfoto

Sustentabilidade passiva. Além da abordagem material, a Casa Upcycle visa reduzir as emissões através de uma variedade de recursos sustentáveis. Devido ao limitado orçamento do projeto (1,7 mil coroas dinamarquesas), uma ênfase especial foi dada às propriedades passivas da casa. Portanto a casa Upcycle é um projeto com orientação, zonas de temperatura, otimização de luz do dia, sombreamento e ventilação natural.

© Jesper Ray
© Jesper Ray

Isso contribui para uma moradia unifamiliar com uma redução significativa das emissões, além de estar ao alcance econômico de uma família média. Para ilustrar o potencial desta casa, a equipe fez um cálculo aproximado:

Fachadas
Fachadas

A emissão de CO2 da Casa Upcycle é de 0,7 KG CO2/M2/YR em comparação com 5,0 KG CO2/M2/YR para uma casa de referência. Na Dinamarca, 10.000 casas unifamiliares são construídas a cada ano. Com uma redução de 4,3 KG CO2/M2/YR e uma área média de bem maior que 130 metros quadrados, este apresenta um potencial de redução de 5590 toneladas de CO2 - por ano.

Cita: "Casa Upcycle / Lendager Arkitekter" [Upcycle House / Lendager Arkitekter] 01 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/173676/casa-upcycle-slash-lendager-arkitekter>
Ler comentários